Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Degrau acima

Indicação do líder e boca a boca colaboram na escalada do profissional dentro da companhia

Isadora Brant/Folhapress
João Ferreira, gerente da Ideal Invest, acompanha os comunicados internos
João Ferreira, gerente da Ideal Invest, acompanha os comunicados internos

DE SÃO PAULO

O profissional chegou à conclusão de que quer mudar, mas não tem intenção de procurar espaço em outra empresa. O que fazer?

A primeira dica é observar os meios mais utilizados pela empresa para divulgação de novas vagas -comunicados por e-mail, intranet, notas no mural. No entanto, nenhum canal supera a "rádio peão" (o tradicional boca a boca corporativo).

"Utilizar o 'networking' é a forma mais eficiente de pleitear uma vaga internamente. O ideal é ficar atento às movimentações e avisar os colegas sobre o desejo de mudar de área", indica Marisabel Ribeiro, da consultoria Mercer.

O superior hierárquico também é peça-chave na transferência do profissional, diz. "Ele pode indicar e avisar, em primeira mão, sobre as novas vagas abertas."

Foi por indicação dos líderes que Mirele Griesius Mautschke, diretora de operações da DHL, mudou cinco vezes de cargo na empresa.

"A cada dois anos era convidada para assumir um novo posto. Fui dormir gerente e acordei diretora", brinca.

O mesmo ocorreu com o maranhense Pedro Aderson, 40, gerente de programação e embarque do porto da mineradora Vale -que tem 80% das oportunidades ocupadas pelo quadro de funcionários.

SIGILO

Identificado como potencial líder pelos gestores, ele passou por quatro cargos até assumir o posto de gerente. "Mudar foi fácil. Precisava fazer jus ao investimento feito na minha carreira", afirma.

Mas, quando o profissional não tem o apoio do chefe ou prefere se preservar de fofocas, vale recorrer aos meios formais, como inscrição pela intranet, que, geralmente, é sigilosa, aponta Ribeiro.

Para estar por dentro das vagas da Ideal Invest, gestora de crédito universitário, João Ferreira, 27, acompanha diariamente o e-mail e os comunicados internos do RH.

Desde sua contratação, em 2008, ele passou por cinco posições e subiu de analista júnior para gerente de processos."Meus gestores aceitaram bem [a mudança] porque o setor já estava preparado para isso", diz.

Das 44 promoções efetuadas pela Ideal Invest no ano passado, 26 foram oferecidas aos funcionários.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.