Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Levar em conta apenas o retorno financeiro pode ser arriscado

DE SÃO PAULO

A preocupação com as perspectivas do mercado de trabalho tem aumentado nos últimos anos, avaliam psicólogos que trabalham com escolha de carreiras.

"Antes, os estudantes vinham mais com uma questão de realização pessoal", afirma Débora Amaral Audi, psicóloga do serviço de orientação profissional do IP-USP (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

"Os adolescentes querem respostas e soluções rápidas porque estão atrás do retorno financeiro", diz Sabrina Steyer, orientadora do Visconde de Porto Seguro. Ela explica que, se não gostar da carreira, a pessoa dificilmente será bem-sucedida.

"Eles não devem vincular a escolha unicamente ao dinheiro. Um profissional envolve-se com um tema por até 16 horas ao dia. É difícil fazer algo por tanto tempo e não se identificar com isso -mesmo que pague bem", diz Fabiano Fonseca da Silva, professor de orientação profissional da Universidade Mackenzie.

Um dos problemas de escolher a carreira levando em conta apenas o retorno financeiro é o dinamismo do mercado de trabalho.

"Orientamos os alunos a buscar profissões generalistas e, se a situação mudar, a fazer uma especialização e redirecionar a carreira", diz Lucy Leal Melo Silva, professora de psicologia da USP-RP. (FG)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.