São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIS DOS 40

Empresa pública é quem mais contrata

Profissional em constante aprendizado tem mais chance de conquistar vaga, diz consultora

DA REPORTAGEM LOCAL

É a esfera pública quem mais contrata estudantes cujo perfil ultrapassa a idade tradicional, aponta o levantamento do Ciee relacionado a estágios.
Na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), esse cenário também se confirma. Dos 250 alunos de 40 a 50 anos, 26 fizeram estágio em 2006 -e apenas 2 deles estiveram alocados em firmas do setor privado.
Independentemente da esfera de trabalho, esses alunos contam com a "vantagem" de ingressar no mercado de trabalho via estágio. Já quem busca um emprego tem de seguir outro caminho: o da capacitação.
"O sucesso competitivo cada vez mais depende do aprendizado, mas a maioria das pessoas, infelizmente, não sabe aprender", afirma Maria Bernadete Pupo, consultora de desenvolvimento de carreira.
Para ela, ao buscar um emprego, profissionais com mais de 40 anos podem ser divididos em dois grupos principais.
Existem os que têm objetivos bem definidos e estão preparados para trabalhar com ou sem carteira assinada e aqueles que "se dedicaram em demasia às organizações por onde passaram", sem se preocupar com a manutenção do seu conhecimento no decorrer dos anos.
"Com certeza, os primeiros terão mais facilidade em se recolocar", determina Pupo, autora do livro "Empregabilidade Acima dos 40 Anos". Os demais, diz, terão de buscar capacitação ou flexibilizar escolhas.

Preconceito
Agenir Josefa de Matos, 43, está no quarto ano de biblioteconomia. Para ela, pelo perfil do trabalho, a maturidade também conta a favor. "Mas acho que parte das companhias prefere estagiários mais jovens."
"O preconceito existe, mas pode ser dissipado", afirma Lúcia Rorato, diretora de operações da consultoria S&L. De acordo com ela, a preferência por profissionais com menos idade "pode pôr em risco a harmonia do time".
"A justificativa para essas restrições se deve à idéia preconceituosa de que profissionais acima de 40 anos imprimem menos ritmo de trabalho e são menos ambiciosos", diz.
"É um equívoco. Em algumas empresas, a convivência entre o jovem arrojado e o profissional maduro resulta em ações equilibradas e assertivas", complementa Rorato.
Aos que sentem alguma rejeição ao buscar vagas, as especialistas recomendam associar a idade aos pontos relevantes do histórico profissional.

Temporária
Formada em administração de empresas, Eliete do Vale Moreira, 41, atualmente é estudante da graduação em contabilidade. "Eu quis dar uma guinada na minha vida", explica.
Em seu terceiro estágio, Moreira explica que os aumentos sazonais na busca por estagiários dessa área fazem com que haja espaço para todo mundo. Moreira diz querer seguir auditoria. E reforça: "Eu não sou estagiária, estou estagiando".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: [+]Dica: Idade não deve ser retirada de currículo, recomendam especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.