S?o Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Globalização e inovação são desafios de líderes no futuro

Estudo mostra que dificuldade será vencer disputa por talentos no Brasil

Alexandre Rezende/Folhapress
Paul Fama, vice-presidente da GE, na multinacional, em SP

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Formar líderes para as próximas duas décadas deve ser objeto de ação imediata das organizações. É o que mostra estudo feito em agosto pela consultoria internacional Hay Group em parceria com a empresa de pesquisa Z Punkt em 48 países -incluindo o Brasil- e obtido com exclusividade pela Folha.
Globalização, alteração climática, avanço da internet, individualismo, escassez de talentos e interação entre tecnologias são os seis principais desafios que os líderes terão de enfrentar até 2030, afirma Rolando Pelliccia, diretor da consultoria.
No Brasil, analisa o executivo, o cenário será marcado pela maior disputa por talentos, que exigirá dos futuros líderes "capacidade de manobra para lidar com profissionais de outros países e busca constante por inovação".
Preparar-se para suprir essa demanda, reitera, deve fazer parte dos planos das companhias. "Capacitar um líder leva tempo, e o impacto das mudanças pode afetar a produtividade das empresas a partir de agora", explica.
Formar gestores dentro da própria organização e buscar talentos espalhados no mercado são planos da GE, das áreas de infraestrutura, finanças e mídia, para suprir a demanda por executivos e preparar-se para as mudanças das próximas décadas.
"A dificuldade é não só formar e encontrar bons profissionais no mercado mas oferecer a remuneração que eles merecem", diz Paul Fama, 50, vice-presidente da multinacional na América Latina.
O executivo mudou-se para o Brasil em junho para conhecer os desafios do país e aprimorar os projetos de liderança da multinacional.



Próximo Texto: Individualismo traz problemas à gestão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.