São Paulo, domingo, 03 de janeiro de 2010

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CALENDÁRIO 2010

Participação em congresso é atrelada a objetivos

Perfil do evento deve ser avaliado antes da inscrição do profissional

Marcelo Justo/Folha Imagem
Rogerio Akira Furucho, que vai a quatro feiras por ano

NATALIE CATUOGNO CONSANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 2010, serão realizados centenas de congressos, seminários, palestras e fóruns com conteúdo profissional específico, abrangendo áreas como veterinária, saúde, informática, administração, hotelaria, economia, esportes e cosmética.
Diante de tantas opções, o profissional deve avaliar que vantagens o evento traz para a carreira antes de se inscrever.
"É sempre muito importante participar, pois é possível aprender, trocar ideias e ainda fazer "networking'", ressalta Marlyse Matheus, diretora de desenvolvimento e gestão de pessoas da Career Center.
Mas não vale a pena -nem é necessário- ir a qualquer evento da área de atuação do profissional. Para Marlyse, o primeiro passo é fazer uma análise dos objetivos propostos para a carreira e de quais lacunas ainda existem para atingi-los. Participar do evento tem de ajudar nisso.
Por outro lado, pode ser interessante ir a feiras de outros segmentos, desde que concentrem informações importantes sobre clientes externos ou internos do profissional.
"Isso tudo é olhar os objetivos e ver o que tem aderência a eles", pontua Marlyse.

Patrocinadores
De acordo com o professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Gilberto Cavicchioli, deve-se colocar na balança o perfil do congresso. Há eventos mais motivacionais e outros mais técnicos ou alguns em que é possível conhecer competidores, exemplifica.
"É preciso saber exatamente o que se deseja daquele evento, sob o risco de perder tempo e dinheiro", aponta.
Para fazer essa avaliação, podem-se verificar os promotores e os patrocinadores do evento. As empresas por trás do congresso podem indicar o tipo de conteúdo que será predominante, diz Cavicchioli.
A verificação também mostra se organizador e patrocinador estão afinados com os valores do profissional e se têm credibilidade. "Antes de acreditar na mensagem, é preciso acreditar no mensageiro", pontua.

Negócios
As oportunidades de aprendizagem e de "networking" não estão só em congressos e fóruns. Feiras de negócios, voltadas para empresas, oferecem também eventos paralelos com conteúdo para os profissionais.
"Todas as nossas feiras têm esse tipo de evento porque, com tantas opções, o profissional prefere aquela que ofereça algo a mais", ressalta Lígia Amorim, diretora da NürnbergMesse, que realiza feiras como Pet South America e Kitchen & Bath.
Na Pet South America, por exemplo, além do evento de negócios, acontece o Congresso Paulista de Medicina Veterinária. Já o 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção acontece paralelamente à Kitchen & Bath.


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