São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrão e funcionário criam plano de carreira

da Reportagem Local

Para facilitar a projeção dos profissionais e evitar problemas com desmotivação, algumas empresas estão adotando um sistema de planejamento conjunto de carreira.
Segundo Lizete Araújo, do Grupo Catho, isso deve se tornar uma tendência porque facilita a relação entre patrão e empregado.
"O PDI (como o programa é chamado) nada mais é do que uma conversa muito franca entre as duas partes. O funcionário fala sobre suas pretensões, e a empresa diz aonde ele pode chegar."
Segundo Lizete, esclarecer as possibilidades e os limites de cada uma das partes aumenta a produção da empresa e o desenvolvimento do profissional.
"Se não houver uma conversa para definir o assunto, o profissional pode ficar esperando uma promoção que nunca virá. Aí começa a frustração", explica.

Mais quatro anos no cargo
Celéia Augusta Monteiro, 27, gerente técnica de uma empresa do setor químico, diz que, além dos planos pessoais, ela fez um planejamento de carreira junto com a direção da empresa.
"Acho isso muito importante. Fica mais fácil para definir a minha carreira de acordo com as metas planejadas com a empresa."
Celéia já sabe que terá de ficar, pelo menos, mais uns quatro anos no mesmo cargo. Mas conta que vai aproveitar o período para fazer cursos de aperfeiçoamento. "Nesse período, estarei ganhando experiência e me preparando para assumir outra posição."
Nos próximos anos, quando ainda estará no cargo de gerente, ela pretende fazer um curso de MBA (Master in Business Administration) e estudar ao máximo.
Segundo Celéia, o planejamento conjunto entre o funcionário e a empresa é fundamental para que não haja enganos e decepções.
Ela diz que, embora tenha traçado metas que devem ser atingidas em um tempo predeterminado, nada impede que sua promoção ocorra antes desse período.
Para ela, que diz não ter medo de arriscar um recomeço em outra empresa, é importante saber se a companhia está valorizando seu esforço pessoal. "Se perceber que o meu desenvolvimento não está sendo aproveitado, parto para outro objetivo sem medo de errar."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.