São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

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Marque pontos nas viagens a trabalho

LIA REGINA ABBUD
da Reportagem Local

Viagens de negócios exigem uma série de precauções para evitar situações constrangedoras e deixar uma boa impressão para o cliente ou para a empresa visitada.
Em primeiro lugar, é preciso organizar bem a bagagem. Se a viagem é curta, não há razão para levar uma mala grande. Se a viagem for um pouco mais longa, é preciso montar uma mala prática, com peças básicas e de cores sóbrias, fáceis de ser combinadas.
Segundo Suzana Doblinski, 32, consultora de etiqueta empresarial, é interessante checar o clima do local antes de viajar. Quanto a equipamentos, não se deve levar nada além do necessário. "Carregar peso à toa não pega bem. Além disso, dá a impressão de que a pessoa é arrogante", afirma.
Para organizar bem o tempo durante a estada, é fundamental pedir a agenda do encontro. Assim, é possível organizar melhor a mala. Além disso, o profissional já pode, a partir dos horários livres, fazer uma programação individual.

Sem atrasos
A questão do horário merece atenção especial durante as viagens de negócios. Em alguns países, os atrasos são considerados falta de educação. Nessas ocasiões, a pontualidade conta pontos.
"Não se pode confundir informalidade com intimidade. Por isso, mesmo que seja uma visita informal, não se deve atrasar", afirma a consultora.
Para evitar atrasos, ela aconselha os profissionais a se informar, assim que chegarem ao hotel, sobre o tempo que irão gastar entre o hotel e a empresa visitada.
Vale lembrar, no entanto, que cada viagem tem características próprias. As dicas gerais são úteis para todas elas, mas saber exatamente o que o cliente e sua empresa esperam de você em cada um desses encontros é o que irá determinar o grau de sucesso da sua viagem.

Delegando funções
Nely Patinskas, 57, presidente da Metalcor, viaja, no mínimo, uma vez por semana. As viagens duram, em média, três dias. "Quanto mais alto o cargo, mais requisitado fica o profissional e maior é o número de viagens. Você precisa conhecer os clientes e sempre ir ao local fechar os negócios", afirma.
Sua dica: falar só o necessário. "Não há razão para expor a empresa. Quem fala demais dá a impressão de ter pouco a oferecer."
Uma grande preocupação de Nely durante suas viagens é deixar tudo estruturado no escritório, para que as atividades sejam realizadas no prazo correto.
"Nessas horas, é necessário saber delegar funções, mas, mesmo assim, é preciso ficar monitorando. É sempre bom deixar sua programação com alguém, para que possa ser achado a qualquer momento."



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