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Marque pontos nas viagens a trabalho
LIA REGINA ABBUD
da Reportagem Local
Viagens de negócios exigem uma
série de precauções para evitar situações constrangedoras e deixar
uma boa impressão para o cliente
ou para a empresa visitada.
Em primeiro lugar, é preciso organizar bem a bagagem. Se a viagem é curta, não há razão para levar uma mala grande. Se a viagem
for um pouco mais longa, é preciso
montar uma mala prática, com peças básicas e de cores sóbrias, fáceis de ser combinadas.
Segundo Suzana Doblinski, 32,
consultora de etiqueta empresarial, é interessante checar o clima
do local antes de viajar. Quanto a
equipamentos, não se deve levar
nada além do necessário. "Carregar peso à toa não pega bem. Além
disso, dá a impressão de que a pessoa é arrogante", afirma.
Para organizar bem o tempo durante a estada, é fundamental pedir a agenda do encontro. Assim, é
possível organizar melhor a mala.
Além disso, o profissional já pode,
a partir dos horários livres, fazer
uma programação individual.
Sem atrasos
A questão do horário merece
atenção especial durante as viagens de negócios. Em alguns países, os atrasos são considerados
falta de educação. Nessas ocasiões,
a pontualidade conta pontos.
"Não se pode confundir informalidade com intimidade. Por isso, mesmo que seja uma visita informal, não se deve atrasar", afirma a consultora.
Para evitar atrasos, ela aconselha
os profissionais a se informar, assim que chegarem ao hotel, sobre o
tempo que irão gastar entre o hotel
e a empresa visitada.
Vale lembrar, no entanto, que cada viagem tem características próprias. As dicas gerais são úteis para
todas elas, mas saber exatamente o
que o cliente e sua empresa esperam de você em cada um desses
encontros é o que irá determinar o
grau de sucesso da sua viagem.
Delegando funções
Nely Patinskas, 57, presidente da
Metalcor, viaja, no mínimo, uma
vez por semana. As viagens duram,
em média, três dias. "Quanto mais
alto o cargo, mais requisitado fica
o profissional e maior é o número
de viagens. Você precisa conhecer
os clientes e sempre ir ao local fechar os negócios", afirma.
Sua dica: falar só o necessário.
"Não há razão para expor a empresa. Quem fala demais dá a impressão de ter pouco a oferecer."
Uma grande preocupação de
Nely durante suas viagens é deixar
tudo estruturado no escritório, para que as atividades sejam realizadas no prazo correto.
"Nessas horas, é necessário saber
delegar funções, mas, mesmo assim, é preciso ficar monitorando. É
sempre bom deixar sua programação com alguém, para que possa
ser achado a qualquer momento."
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