S?o Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Deslizes criativos podem ser valorizados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Encontrar um novo modelo de negócio com base no erro também é possível.
Algumas empresas, especialmente as da área de pesquisa e inovação, são mais tolerantes em relação a falhas. Para elas, o "fracasso" pode ser o embrião de uma ideia bem-sucedida.
Na 3M, empresa de tecnologia e inovação, o erro é uma forma de incentivar a criação de produtos. Para o gerente técnico Marcelo Tambascia, 54, tolerar falhas é uma estratégia da empresa para não inibir a criatividade do profissional.
"Muitos dos nossos produtos surgem de tentativa e erro", explica, citando o caso do Post-It, um porta-recados de papel que pode ser fixado em superfícies lisas.

O ACERTO DO ERRO
Segundo ele, a ideia nasceu de "uma cola que não colava". "Atualmente o produto tem faturamento bilionário", comemora.
Tambascia explica que os erros de projetos não são descartados. Ficam armazenados em um banco de dados para serem desenvolvidos mais tarde. "Incentivamos o profissional a assumir os riscos", assinala o gestor.
"O erro organizacional não é para ser punido, e sim corrigido", orienta o professor da FGV-SP Luiz Carlos Cabrera. Dessa forma, acrescenta o especialista, a criatividade e a iniciativa, competências valorizadas pelas empresas, não são inibidas. (AA)


Texto Anterior: Contratação errada provoca descontentamento em chefe
Próximo Texto: Estágios e trainees: Estudantes de fisioterapia trabalham sem licença
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.