São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carboidrato é antidepressivo

DA REDAÇÃO

Se "você é o que come", a nutrição dá uma mãozinha para aliviar o estresse cotidiano. A especialista Cynthia Antonaccio explica que "a alimentação adequada, com nutrientes e horários certos, pode interferir muito no bom humor e dar ao cérebro seu único combustível: carboidrato".
Se os carboidratos não estiverem presentes, o triptofano, um aminoácido fundamental, é utilizado como fonte de energia. "Nesse caso, o triptofano, a matéria-prima da serotonina [neurotransmissor que modula a estabilidade do humor], fica em falta, podendo causar depressão."
Ao perceber que os profissionais do Hospital Sírio-Libanês estavam mentalmente cansados, a nutricionista clínica Andrea Bouvier elaborou, junto com a colega Vanessa Pereira, o "cardápio do bom humor". "Destina-se a quem tem estresse não muito acentuado e não precisa de medicação. Em casos graves, só a dieta não resolve", orienta.
E o melhor: adotada a alimentação correta, a mudança é sentida rapidamente. "O que você come passa a refletir no seu dia", diz Antonaccio. "É uma questão química e fisiológica."


Texto Anterior: Bom humor no trabalho não é unanimidade
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.