São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

concursos

"Coaching" é usado para aumentar rendimento

RAQUEL BOCATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A prática do "coaching" -processo de desenvolver habilidades e capacidades, guiado por um "coach" (treinador)- tem ganhado força fora das empresas. Entre as novas áreas está a de concursos públicos.
Se, nas companhias, o intuito é orientar e estimular os profissionais a fim de que alcancem cargos cada vez mais altos, nos concursos, ele aparece para fortalecer os pontos fortes e minimizar os fracos dos candidatos, para que passem nas seleções.
A proposta é fazer com que o rendimento nos estudos aumente, destaca o "coach" de concursos Marcelo Henrique de Mattos, membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
"O candidato tem uma meta: passar. Com reflexão, ele elabora um plano de ação e, na próxima sessão, será cobrado por isso", esclarece o presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching, Sulivan França.
Para isso, os instrutores auxiliam os pupilos com técnicas de controle emocional, memorização, estudo e motivação.
Até postura corporal entra na pauta das reuniões, explica a "coach" Daniela Zanuncini. Trata-se de algo valioso para as entrevistas, argumenta.
Contar com o auxílio de um "coach" foi a opção do enfermeiro Itamar Rosa, 38. Após um ano revezando-se entre cursinhos e estudo em casa, não obteve 50% de acertos na prova para a área fiscal.
"Não sabia estudar, não conseguia me concentrar", lembra. Nas reuniões, estabeleceu metas para reduzir a ansiedade e aumentar o rendimento.
Oito meses depois, ainda percorre o país para participar de seleções. Mas garante que sua pontuação aumenta mês a mês. "Já acertei 90% de uma prova."

Escolha
Por "coaching" não ser uma profissão regulamentada, não há formação específica exigida -apesar de haver cursos rápidos em sociedades e também em algumas universidades.
A recomendação de especialistas é consultar profissionais com experiência na área.
Atentar-se ao preço também é aconselhado -uma sessão semanal chega a custar R$ 250.

Texto Anterior: Resolução limitará rotatividade
Próximo Texto: O que faz um "coach"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.