São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Objetivo inatingível afasta estímulo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não durou mais de uma semana a alegria do representante de vendas Roberto Augusto de Oliveira, 34, quando o clube de recreação em que trabalhava anunciou benefícios extras para os campeões na venda de cotas.
"Eram bons prêmios mas também era impossível ganhar", resume. As metas, segundo ele, eram inatingíveis, e a própria empresa sabia que dificilmente os funcionários fechariam aquele número de negócios por mês. Não adiantou argumentar.
"Sou um bom vendedor, mas não posso fazer milagre. O plano virou motivo de riso [entre os colegas de trabalho]", conta. "Ainda não entendo o que a empresa queria conseguir com aquilo. Toda a equipe percebeu o truque. Ninguém é tão burro de cair em uma bobagem dessas."
De acordo com os especialistas, nesses casos não há muito a ser feito. Como o profissional raramente consegue convencer a empresa a modificar o programa, o conselho é procurar outras oportunidades de trabalho.
A resposta muitas vezes vem com a chamada "operação tartaruga", em que a equipe, desmotivada, diminui a velocidade do cumprimento das tarefas para provocar o empregador.
Na área comercial, o "protesto" não é possível, já que a remuneração depende quase totalmente de comissões das vendas. "Desisti do emprego", revela Oliveira, que ainda está desempregado. Ele faz questão de dizer, no entanto, que não se arrepende. "Perdi completamente o estímulo."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Toma lá, dá cá: Bônus perdido por um engorda renda alheia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.