S?o Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bom desempenho não depende só de felicidade

Busca por superação e estresse positivo ajudam profissional a crescer

DE SÃO PAULO

A felicidade no trabalho ou fora dele é particular a cada um. Esse é o consenso entre psicólogos, gestores de recursos humanos e profissionais que buscam satisfação.
"As pessoas trabalham mais contentes se encontram sentido no que fazem", aponta Roberto Heloani, psicólogo e professor da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.
Mas mesmo pessoas infelizes podem apresentar bom desempenho. A felicidade é medida por meio de um complexo conjunto de fatores, e não é só o trabalho que interfere diretamente nela.
O meio familiar, a comunidade em que se mora, os anseios que a pessoa tem e a possibilidade de alcançá-los também contribuem para a possibilidade de satisfação, complementa Heloani.
No trabalho, é mais simples: as pessoas têm necessidades de superação de metas. Isso as impulsiona e as realiza profissionalmente, segundo Tania Casado, especialista em comportamento e pesquisadora da FIA.

PRESSÃO POSITIVA
Até o estresse tem seu papel na realização. Teóricos afirmam que há dois tipos de estresse. O patológico ("distress"), que desgasta, e o "eustress", que ocorre quando há quantidade saudável de esforço para superar desafios e proporciona prazer com o trabalho.
"Esse tipo de esforço é fundamental para a constante busca do prazer profissional. Nenhum trabalho é totalmente feliz. A vida não é assim, e isso a deixa mais interessante", opina Heloani.
Mas nem todos reagem positivamente a pressões profissionais mesmo em níveis aceitáveis, ressalta Jairo Borges-Andrade, presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. (BB)



Texto Anterior: Movimento busca realização profissional
Próximo Texto: Foco: "Trabalho feliz no domingo porque faço o que me realiza"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.