S?o Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguro-desemprego será depositado em conta

Mudança na regra permite retirada gradual de recurso, que hoje é sacado integralmente

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem precisa sacar o seguro-desemprego agora terá a opção de receber esse dinheiro em conta bancária da Caixa Econômica Federal.
Hoje, o beneficiário ganha um cartão e só pode retirar, na boca do caixa, o valor integral do benefício.
A Caixa Econômica Federal já começou a realizar procedimentos no sistema para atender aos solicitantes a partir desta semana.
A mudança é resultado de uma nova metodologia aprovada pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e publicada no "Diário Oficial" no dia 30 de agosto.
De acordo com essa nova medida, o depósito do seguro-desemprego será feito em conta corrente, poupança, ou conta simplificada da Caixa Econômica Federal.
"O depósito em conta-poupança propicia ao trabalhador a facilidade de retirada de pequenos valores, em vez de sacar o recurso de uma só vez", explica o diretor de políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, Rodolfo Torelly.
Para receber as parcelas em conta bancária e não mais com o Cartão do Cidadão, quem tem direito ao benefício (leia no quadro ao lado) precisa fazer essa opção na Caixa Econômica Federal, pois ela não é automática.
Aqueles que ainda não possuem uma conta bancária poderão abrir uma para facilitar os saques, sem custos de manutenção.
O seguro-desemprego é um benefício pago com recursos do FAT para prover assistência financeira temporária a trabalhadores.
O beneficiário pode receber de três a cinco parcelas mensais, dependendo do tempo trabalhado.


Texto Anterior: Profissional troca salário por desafio
Próximo Texto: Quem tem direito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.