S?o Paulo, domingo, 06 de março de 2011

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Ex-funcionário é chamado para retornar à empresa

Profissional deve ter claro o motivo do retorno para não parecer retrocesso

Gabo Morales/Folhapress
O gerente da Ticket Rodrigo Cândido

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De janeiro de 2010 a janeiro deste ano, 2,1 milhões de postos de trabalho foram gerados. Em parte das empresas, chamar ex-funcionários de volta foi a solução para preencher as vagas abertas.
Para as companhias, a vantagem é a economia de tempo de contratação e de investimento em treinamento, segundo especialistas.
"Contratar alguém novo traz mais risco e custo, pois exige treinamento e adaptação", diz Caio Infante, diretor da consultoria Fellipelli.
Para conseguir o cargo de gestor, Rodrigo Cândido, 34, saiu da Ticket, companhia de serviços de alimentação-convênio, e foi para uma de teleatendimento. Voltou em oito meses, como gerente -antes, era analista na empresa.
Segundo ele, vivenciar outra cultura corporativa o ajudou a ser mais flexível.
Para profissionais, o convite para regressar é a chance de pôr em prática o aprendido fora e de negociar salário.
Mas, dizem especialistas, é preciso cautela para não passar a imagem de retrocesso.
Não importa se a saída foi provocada por demissão ou por convite de outra empresa -será preciso demonstrar que a volta tem propósito.


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