São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997.

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WORKSHOP
Saiba o que o mercado exige dos modelos

LUÍS PEREZ
da Reportagem Local

Dez entre dez garotas que distribuem panfletos nas ruas ou fazem demonstrações em feiras e eventos têm um sonho: ser modelo.
Mas, para ele se concretizar, as medidas não perdoam -60 cm de busto, 90 cm de quadril e 60 cm de cintura. Sem isso, nada feito.
Como começar? O mais comum é a candidata a modelo fazer um "book" (livro com fotos) e levá-lo às agências. "Essa é a pior forma", alerta Gustavo Vicenzotto, 39, sócio da agência Mega.
Segundo ele, o caminho é procurar uma agência idônea e consultar seus especialistas: se disserem que há chances, prossiga.
"Há várias agências idôneas. A melhor forma de reconhecê-las é vendo que modelos trabalham lá e o que essa agência faz."
As principais atividades são desfiles e editoriais de moda. Por isso, o mercado se concentra em São Paulo -70%- e Rio -20%.
Mas há mercados sendo abertos no interior de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.
Além de mercado, é preciso pensar na sorte. Isso porque é mais fácil um grande modelo ser caçado por aí do que bater à porta de uma agência. É o que diz o caça-talentos Anselmo Camaleão, 24.
"Hoje, por exemplo, vou a uma faculdade e a uma academia." Mas é muito comum ter de abordar garotas em shopping centers, praias, festas e danceterias. "Eu me apresento, mostro `book' e cartão."
O mercado vive um ``boom'', diz Astrid Façanha, 28, diretora da Taxi. "Hoje estamos caminhando para ter um calendário oficial de moda e vão surgir ainda outras agências, o que é muito bom."
Ao mesmo tempo, o caso Claudia Liz provocou duas revoluções: abriu espaço para quem faz mais o gênero "personagem" e diminuiu o número de recomendações de cirurgias. Hoje o spa é a saída.
"Os padrões estão mudando, é tudo cada vez mais efêmero. Buscam-se rostos diferentes e uma beleza menos clássica", diz Astrid.
As garotas entram no mercado cada vez mais cedo -muitas aos 12 anos. Maria Fernanda Cândido, 22, da Elite, começou há oito anos. "É uma profissão em que o tempo depõe contra, não a favor." Um de seus maiores cachês foi R$ 14 mil por um comercial para a Elf.
Mas a remuneração não é sempre estratosférica. Capa de revista em início de carreira pode render R$ 500. Um desfile como Phytoervas paga de R$ 450 a R$ 800.

Onde saber mais - Elite (enviar para o Dakota Model Look ficha de inscrição, retirada em pontos-de-venda Dakota, e fotos 18x24, uma de rosto e outra de corpo com maiô) - Caixa Postal 18.511, Porto Alegre (RS), CEP 90480-000; Mega - tel. (011) 5505-0003; Senac (há três cursos) - tels. (011) 862-2152 e 5581-0697.

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