São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sua carreira - matemática e estatística

Progresso cria nichos para quem lida com os números

Projeção de mercado e seleção de dados são áreas requisitadas por firmas


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Competir economicamente num mercado tão globalizado como o atual é uma incógnita para muitas empresas. Em busca de respostas para essa equação, elas passaram a contar com dois profissionais: o matemático e o estatístico.
Valorizados em áreas de atuação das mais variadas -e com remuneração que fica em torno de R$ 5.000 por projeto de até um mês-, ambos têm como requisitos resolver "charadas" e garimpar, em meio a um emaranhado de dados, as informações mais relevantes e transformá-las em algo valioso.
"Atualmente, não há como lançar um produto sem fazer uma pesquisa de mercado", assinala Nivaldo Mariano de Pontes, supervisor de matemática do Colégio Santo Américo.
Segundo ele, na matemática pura, o campo de trabalho tradicional sempre foi a docência. Mas, hoje, toda vez que uma empresa faz um projeto prevendo cálculos -como a quantidade de materiais-, o matemático é requisitado. "A matemática é muito valiosa para várias áreas", destaca Pontes.
Já a estatística, derivada de um ramo da matemática aplicada, caminha lado a lado com a probabilidade, bastante utilizada em projeções de mercado.
Essa não é sua única particularidade. A outra refere-se aos cargos, que recebem nomes enigmáticos para os leigos.
Josias Jonatas, por exemplo, é "datamining" da Statsoft, empresa que comercializa softwares. Cabe a ele fazer a "mineração" de dados. "Meu trabalho é rastrear informações significativas para o negócio", explica.
Jonatas fez graduação em matemática e, durante o período de estudos, selecionou algumas disciplinas para se especializar em estatística. Depois, cursou uma pós em estatística. "Conhecimento em informática também é importante."
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)


Texto Anterior: Rotação de cargos pode ser alternativa para mapear preferências profissionais
Próximo Texto: Novas áreas se abrem a profissional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.