S?o Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

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Dólar em queda incentiva viagem

Número de passageiros que vão ao exterior cresce mais que o dos que optam por rotas nacionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o dólar em baixa, participar de congressos, workshops e seminários fora do país tornou-se um investimento mais acessível ao orçamento das empresas e de profissionais autônomos.
Sinal disso é que o número de passageiros em viagens corporativas para o exterior -seja para eventos, seja para reuniões de trabalho- subiu mais do que para rotas nacionais entre 2009 e 2010.
As altas foram de 37% e 30%, respectivamente, segundo a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).
Por conta desse aumento, as agências de viagens corporativas alavancaram o faturamento em 28% no ano passado e vislumbram um 2011 ainda mais aquecido.
"A globalização traz mais concorrência, o que exige profissionais cada vez mais qualificados e antenados com as novidades do mercado", justifica André Shirai, diretor de marketing da Amadeus, empresa de sistema de distribuição de viagens.
Segundo Shirai, os destinos mais buscados são os EUA, a Argentina e a França; aqui, as localidades mais atrativas são Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo "Vale ressaltar que o continente asiático cresce de forma acelerada. A expectativa é que as viagens corporativas na Ásia passem de 18% para 22% em 2012", analisa.

CONTEÚDO
A maioria dos congressos traz palestras, seminários e debates para os visitantes.
"Temos uma programação variada porque os profissionais preferem eventos com mais conteúdo e discussão", diz Lígia Amorim, diretora da NürnbergMesse, organizadora da Pet South America.
O evento vai ocorrer de 18 a 20 de outubro, na capital paulista, e contará com a realização de dois congressos: para veterinários de animais de pequeno porte e de medicina veterinária.
Ciente da importância dos eventos para a carreira, Rodrigo Gabriel, 36, diretor da Carbono Química, vai a congressos da área química no exterior duas vezes ao ano e visita todos os do Brasil.
"Eles são importantes para eu alinhar a relação da empresa com especialistas, além de obter conhecimento para dividir com a equipe."
Para tirar melhor proveito dos eventos, contudo, é importante que os profissionais verifiquem o conteúdo das palestras, saibam mais sobre a carreira dos congressistas e definam objetivos (veja quadro), aconselha Elaine Saad, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).


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