S?o Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

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Cursos de verão focam mercado

Oferecidos em janeiro e fevereiro, módulos fortalecem rede de contatos de profissionais

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Com a rotina mais tranquila do período de férias, muitos profissionais aproveitam para se atualizar e se preparar para um mercado mais disputado em 2011.
Mesmo quem trabalha nessa época costuma ter espaços vagos na agenda nos dois primeiros meses do ano, devido às férias escolares dos filhos ou ao ritmo menos intenso de tarefas no emprego.
Para o coordenador dos cursos de férias da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Victor Trujillo, os alunos desses módulos têm dois objetivos principais. O primeiro deles é a atualização -o conteúdo ministrado das aulas é mais concentrado do que um similar de longa duração e as disciplinas são direcionadas à aplicabilidade no mercado de trabalho. O segundo é o fortalecimento da rede de contatos.
O "networking" afirma ele, é geralmente mantido após o término do curso, especialmente graças às redes sociais. "Há dez anos, a gente fazia um esforço muito grande passando listas de telefones e cartões entre os alunos. Hoje, antes de começarem o curso, eles já estão conectados e, depois, continuam debatendo e trocando e-mails."
Quem quer encontrar uma oportunidade neste ano também tem opções -há cursos de curta duração de capacitação profissional e comportamento em entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo.
O superintendente de operações do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, afirma que os cursos mais procurados na instituição nesse período são os relacionados à elaboração e à formatação de currículos e ao comportamento em seleções.


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