São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LICENÇA PARA SER MÃE

Empresas mantêm ações para gestantes

Funcionárias tiram dúvidas e recebem benefícios

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Grandes empresas têm implantado ações para beneficiar a gestação de suas funcionárias, independentemente da adesão à licença-maternidade de seis meses. Elas vão de auxílio-creche ou auxílio-babá a monitoramento da saúde durante o período de gestação.
Desde 2006, a Vivo, de telefonia celular, desenvolve o Programa Nascer Bem. Além de boletins semanais e "hotsite" com respostas às principais dúvidas das gestantes, são oferecidos cursos sobre a gravidez e o parto, em cidades onde há pelo menos dez profissionais interessadas.
Quem espera bebê também recebe monitoramento por telefone. Mensalmente, uma enfermeira entra em contato para saber como a gestação está evoluindo -e assim identificar possíveis fatores de risco.
Em 2009, das 253 gestações monitoradas, 9% dos bebês foram internados na UTI neonatal e 6% foram casos de aborto.
Segundo o médico Michel Daud, diretor-executivo do setor de saúde e qualidade da empresa, houve queda no número de afastamento de mulheres por motivos relacionados a doenças de filhos desde a implantação do programa.
A analista de comunicação Roberta Santos, 35, grávida de cinco meses do segundo filho, recebe boletins há dois meses. Para ela, apesar da experiência da gestação anterior, "toda informação é bem-vinda".
"[Na semana passada,] recebi informações sobre produtos de beleza que a grávida pode usar. É uma preocupação que nem toda mulher tem", opina.

Aleitamento
O aleitamento materno também é foco das empresas.
Em grandes escritórios do banco Santander, por exemplo, há sala de apoio à amamentação desde 2005.
Com a ação, as mulheres estenderam de três a oito meses o tempo de aleitamento materno dos bebês, destaca a superintendente de RH da instituição, Maria Cristina Carvalho.
Outras duas empresas mantêm iniciativas nesse sentido.
A Cemig, empresa do setor de energia, permite à colaboradora que está amamentando a saída antecipada em uma hora.
Já a Whirlpool, de produtos da linha branca, oferece palestras sobre amamentação e gravidez. Além disso, a unidade de Joinville (a 180 km de Florianópolis) tem um berçário.
(BB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Empregadas têm medo de serem substituídas após afastamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.