São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estágios e trainees

Ainda são poucos os programas que enviam trainees ao exterior

Só 4 das 30 firmas ouvidas pela Folha dão treinamento fora do país

TOMÁS CHIAVERINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As multinacionais tornam-se cada vez mais poderosas, os mercados se internacionalizam e as fronteiras do mundo vêm perdendo o significado para as grandes empresas.
Apesar disso, são poucas as companhias brasileiras que enviam trainees para o exterior -de 30 multinacionais ouvidas pela Folha, só 4 afirmaram ter programas internacionais.
Esse quadro, no entanto, tende a mudar nos próximos anos, devido à demanda crescente por profissionais com conhecimentos diversificados.
Para a presidente da Brasil RH, Leyla Nascimento, 52, já é perceptível a preocupação, sobretudo de multinacionais, de investir em treinamentos com etapas em outros países.
Segundo ela, "a vivência no exterior permite que o profissional tenha experiências em mercados diversos e assuma uma conduta mais aberta".
Para a executiva Verônica Janiszewski, 32, que vivenciou essa oportunidade quando era trainee, o treinamento no exterior foi o pontapé para uma série de revoluções na carreira.
Selecionada para o programa de jovens talentos da montadora DaimlerChrysler, ela foi enviada para a Alemanha com o objetivo de passar seis meses em Stuttgart para estudar projetos bem-sucedidos que pudessem ser aplicados no Brasil.
No fim, as propostas foram invertidas: permaneceu no país europeu por um ano, mudou de área e ajudou os alemães a aplicarem a experiência de sucesso dos carros populares brasileiros no mercado indiano.
Quando retornou ao Brasil, mudou novamente de departamento, foi promovida a assessora do vice-presidente brasileiro e atualmente trabalha no setor de recursos humanos.
"Precisaria de cinco anos aqui no Brasil para o que consegui conquistar em um ano no exterior", conclui Janiszewski.


Texto Anterior: Saiba mais
Próximo Texto: Para quem quer viver fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.