São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

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Cursos

Treinamento em teatro motiva e entretém

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Elenco da peça "Os Superprofissionais do Atendimento", curso motivacional de atendimento


Atendimento a clientes difíceis é mote de peça para profissionais

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aos poucos, quase todas as 718 poltronas do teatro do Espaço Cultural Santo Agostinho foram ocupadas. Parecia uma noite cultural, mas era um treinamento comandado pelos "Superprofissionais do Atendimento", da Central Paulista de Produções e Cursos Livres.
Soltar o riso foi fácil. No elenco estavam os profissionais da "Empresópolis", cuja diretoria contrata um "guru" para resolver os problemas da despreparada equipe de atendimento.
O tutor apresenta ao grupo o "mental simulator", uma máquina que ajuda cada profissional a imaginar uma situação em que é atendido da forma como ele atende seus clientes.
Resultado: situações hilariantes, mas pertinentes. A todo momento ouve-se na platéia: "É o fulano, é o sicrano!"
A função da peça é destacar as competências importantes ao atendente, que geralmente serve de anteparo aos "clientes difíceis" das empresas.
"Esse público tem carência de produtos diferenciados", afirma André Tadeu, diretor da peça. Ator e ex-instrutor de treinamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ele conta que o repertório das peças da companhia surgiu durante as aulas, com as experiências colhidas de seus clientes.
Entre os espectadores estava Maria Cristina Duque, da Agência de Formação Profissional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), departamento responsável pela qualificação de 11 mil funcionários cujo objetivo é o atendimento ao público.
"Essa dinâmica é muito boa. É uma forma agradável de lembrar de alguns pontos. Fica gravado na memória", diz. Duque e Tadeu estudam a adaptação da linguagem para uma futura montagem na Unicamp.
Simone Simões, coordenadora do ABB Atende, canal de atendimento da ABB Brasil, pretende levar sua equipe para assistir à peça. "Ela enfatiza que passamos a atender melhor quando nos colocamos no lugar do cliente." A companhia tem sete espetáculos em cartaz. Os ingressos vão de R$ 30 a R$ 45.

Os repórteres assitiram à peça a convite da organização

PARA ENTRAR EM CONTATO www.trainingshow.com.br Telefone: 0/xx/11/5012-4912


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