São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA

Massoterapia paga bem e tem demanda

Roberto Assunção/Folha Imagem
Rosana Ades faz massagens no hospital Emílio Ribas; nicho hospitalar deve se alargar no futuro


TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi o tempo em que massagem era "bico". Na esteira da busca por qualidade de vida nos grandes centros urbanos, cada vez mais as pessoas estão abraçando a massoterapia como carreira.
O filão existe e é rentável. "Uma hora de massagem custa, em média, R$ 70. Poucas profissões pagam tão bem", comenta Rosana Ades, 40, que, além de exercer o ofício há dez anos, oferece consultoria aos iniciantes do mercado.
"A massoterapia exige formação complexa e atualização. O cliente quer um profissional que empregue diversas técnicas, do shiatsu à massagem chinesa, passando por acupuntura, florais e aromaterapia", alerta Wu Tou Kwang, 54, médico, acupunturista e massoterapeuta.
Se a exigência da clientela está crescendo, o mercado está igualmente se alargando. "Hoje há diversas opções, a demanda aumentou muito. Levamos a massagem rápida a feiras de negócios, atendemos dentro das empresas", diz Amélia Kassis, 36, massoterapeuta e criadora da Cia. Zen. Há um mês, a empresa ofereceu sessões na praia, em convênio com a Prefeitura de Bertioga.
Rosana Ades, que dá massagens voluntárias a portadores de doenças infecto-contagiosas do hospital Emílio Ribas, acredita que o nicho médico-hospitalar irá se desenvolver nos próximos anos, gerando contratações.

Com ou sem diploma
Para quem quer seguir esse caminho, buscar um curso que ensine técnicas básicas é o primeiro passo. No mercado, há desde cursos livres a opções com diploma reconhecido pelo MEC.
Um projeto das Escolas Associadas, núcleo formado por cinco escolas paulistanas, lançou, há seis meses, um programa diplomado de habilitação profissional que combina diversas técnicas ocidentais e orientais de massoterapia. O grupo também diz estar desenvolvendo um formato de curso universitário para o setor.

Onde encontrar: Amor (Associação de Massagem Oriental e Naturopatia), tel. 0/xx/11/275-9126; Cia. Zen, tel. 0/xx/11/5572-0982; Escola Integrativa Centro de Terapias Naturais, tel. 0/xx/ 11/6959-8526; Escolas Associadas, tel. 0/xx/11/5594-5700; Keiko's, tel. 0/xx/ 11/3253-6234; Shiozawa, tel. 0/xx/11/ 3887-6279; Rosana Ades (consultoria de carreira), tel. 0/xx/11/3672-0602


Texto Anterior: Responsabilidade social se faz em casa
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades
Concurso 1: Ciência e Tecnologia tem 129 vagas

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.