S?o Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Escritora diz que atratividade tem valor econômico

DE SÃO PAULO

A professora catherine hakim, da london school of economics, afirma que mulheres devem buscar equiparação da remuneração que os homens recebem pelo "capital erótico".

 

O que é o capital erótico, e por que as mulheres o têm mais do que os homens?
Catherine Hakim -
meu livro é sobre a atração social e física e como isso afeta todas as interações sociais. O capital erótico combina sete elementos (ver quadro). As pesquisas nos eua e na inglaterra mostram que as mulheres "pontuam" mais do que os homens.

Quais valores o capital erótico traz ao mercado de trabalho?
Ele torna as pessoas mais produtivas. Pessoas atraentes vendem mais, são mais eficazes em marketing e mais persuasivas. Além disso, têm mais chance de serem eleitas se concorrem a algum cargo. Há benefícios concretos que fazem com que as pessoas trabalhem melhor ou tenham bons resultados se são atraentes.
A pesquisa mostra que o capital erótico tem valor genuinamente econômico, assim como na vida privada.

Por que as mulheres tendem a não se dar conta de seu capital erótico? E, se elas sabem dele, por que têm receio de usá-lo no trabalho?
Ninguém "usa" seu capital erótico. É parte da pessoa, bem como ninguém "usa" a inteligência. Ele afeta todas as relações, a maneira como se conversa, se estabelecem amizades e relações profissionais. Não se liga e desliga o capital erótico; não funciona assim.
A evidência mostra que homens são mais bem compensados pela atratividade do que as mulheres e, por isso, pode-se dizer que há discriminação sexual nas remunerações. As mulheres devem ter noção disso e tentar fazer mais para acabar com o problema. Elas devem ter as remunerações adequadas por serem atraentes no lugar de trabalho.

O ressentimento em relação a mulheres bonitas é maior entre mulheres do que entre homens?
Sim. Há a ideia da discriminação masculina, mas as próprias mulheres também têm problemas ao lidar com mulheres altamente qualificadas e competentes.


Texto Anterior: Capital erótico
Próximo Texto: Sua carreira: Regulamentação deve suprir carência de bons sommeliers
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.