S?o Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Refeitório sofisticado atrai gestor

Cardápio e ambiente diferenciados são estratégias para melhorar a saúde dos funcionários

DE SÃO PAULO

Foi-se o tempo em que restaurante de empresa servia uma montanha de comida em bandejas de metal. Para atrair executivos, as corporações têm investido em sofisticar o menu e o ambiente.
A iniciativa faz parte de uma estratégia para aumentar a produtividade da equipe e diminuir os gastos com saúde ""com menos utilização do plano, os custos caem.
Na ApData, companhia de ferramentas tecnológicas de gestão de recursos humanos, por exemplo, o restaurante recria o ambiente de casarões mineiros. O tempero da comida é plantado e colhido nos jardins da própria empresa.
A intenção é, segundo a diretora Luiza Nizoli, 50, que os 310 funcionários "saiam do ambiente corporativo e sintam-se em um local familiar".
Além de funcionários e gestores, muitos clientes são chamados para almoços de relacionamento no refeitório da empresa, segundo Nizoli.
A estratégia da executiva, que diz há 12 anos seguir uma alimentação "naturalista" - evitando alimentos com agrotóxicos ou que passaram por processos como conservação química -, é implementar "aos poucos" uma dieta mais saudável entre os trabalhadores da empresa.
"Diminuímos frituras e colocamos mais produtos naturais no cardápio. Os clientes que vêm aqui até pedem as receitas", comemora.

ASSUNTO PROIBIDO
Na filial brasileira da multinacional alemã Wurth, de químicos e ferramentas, o refeitório fica em um prédio a 100 m de distância da área administrativa, em um complexo que envolve grêmio recreativo e churrasqueira.
O gerente de suprimentos da companhia, Fernando Kitahara, 45, afirma que o ambiente é informal, onde a hierarquia é deixada de lado.
"Sentamos às mesas com pares, subordinados e superiores e procuramos falar de tudo, menos de trabalho", assegura ele, que diz almoçar no refeitório diariamente.
Para a nutricionista Andrea Rogick, da consultoria de benefícios e gestão empresarial Torres Associados, fazer com que gestores almocem no refeitório da companhia é uma das melhores formas de mantê-los saudáveis.
"Nos restaurantes de rua, é mais comum que a pessoa perca o controle sobre a quantidade e a qualidade da comida", diz a especialista.


Texto Anterior: Ritmo acelerado traz problemas para geração Y
Próximo Texto: Parceria rende desconto de 10% nas refeições
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.