S?o Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CONCURSOS

Na PF, cargo de agente é curinga

Servidor pode ter função administrativa ou ocupar postos como o de médico

BRUNA BORGES
DE SÃO PAULO

Filho e sobrinho de policiais, Eric de Castro Roma, 32, mais conhecido no trabalho como agente Roma, conta que sempre gostou da carreira de policial.
Desde 2006, trabalha bem perto deles: é agente administrativo da Polícia Federal. A Folha acompanhou, por um dia, a rotina no emprego de Roma, chefe do núcleo de materiais da superintendência regional de São Paulo.
Sua principal função é fornecer os equipamentos necessários aos policiais, o que inclui desde canetas e lápis até uniformes, armas e viaturas. "Planejamento e organização são aptidões necessárias", comenta Roma.
Algumas de suas tarefas cotidianas são administrar a compra de materiais por licitação, analisar processos e negociar aquisições por meio de pregão eletrônico.
Roma também costuma encaminhar processos aos setores internos e ao superintendente regional. Vez ou outra, vai a setores menos administrativos, como o de armamento para vistorias.
Sua função tem caráter gerencial, mas um agente administrativo também pode apoiar a polícia ao ocupar os cargos de arquiteto, assistente social, contador, enfermeiro, médico e psicólogo.

PLANO DE CARREIRA
Formado em direito, ele atuou na iniciativa privada por oito anos, mas optou pela vida de concursado. "O salário é menor, mas gosto do que faço", afirma.
Enquanto conhece a dinâmica do trabalho policial, ele estuda para se tornar delegado da Polícia Federal.
"Estou esperando o próximo concurso. Gosto de meu trabalho e agora já entendo bem a estrutura da profissão que quero, a de delegado da Polícia Federal", diz Roma.
Um agente administrativo não é um policial, e sim um servidor da União que se enquadra no Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.
O Simpecpf (sindicato da categoria) entrou com pedidos no Ministério da Justiça para reivindicar a estruturação do plano de carreira, o reajuste salarial e a realização de novos concursos -o último ocorreu em 2004.


Texto Anterior: Diálogo sutil leva a mudanças
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.