S?o Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa recruta aluno na escola

Curso técnico bilíngue abre portas, mas não garante efetivação após estágio em multinacional

EM ALEMÃO
Isadora Brant/Folhapress
Aluna de relações internacionais, Marina Marmo, 19, credita ao curso em comércio exterior do colégio Visconde de Porto Seguro a aprovação no estágio

DE SÃO PAULO

De olho no conhecimento técnico e na fluência em um idioma estrangeiro dos alunos de escolas técnicas bilíngues, multinacionais fazem parcerias com escolas e oferecem um número fixo de vagas anualmente para absorver novos profissionais.
É o caso de duas companhias alemãs: a Volkswagen -que recrutou 36 estagiários de colégios técnicos bilíngues nos últimos três anos- e a T-Systems, de tecnologia da informação, que recrutou 30 alunos para a filial da empresa em Santa Catarina.
"No colégio bilíngue, não é só o idioma que conta, mas a formação cultural", destaca André Vieira, vice-presidente de RH da T-Systems.
Na Alemanha, o ensino técnico atrelado ao médio é muito difundido, mas aqui não há oferta, compara a supervisora de treinamento e desenvolvimento da Volkswagen, Lourene Moreira.
Companhias brasileiras também disputam esse profissional. A Marítima Seguros é uma das que fazem parcerias para atrair esses jovens.
"Não é fácil encontrar pessoas com nível técnico e fluentes em outro idioma", aponta Adriana Viana, coordenadora de treinamento. O interesse, diz, é na formação técnica, mas o candidato bilíngue "agrega valor".
Apesar de serem um diferencial, as portas abertas estão longe de garantir a contratação desses estagiários.
Na Volkswagen, por exemplo, 20% desses alunos foram efetivados, diz Moreira.
É por uma vaga que Pedro Claret Monteiro, 19, cursa o técnico em administração na Fundação Torino.
Depois de cumprir 200 horas de estágio obrigatório na Fiat, vai se candidatar ao programa de estágio tradicional. "As chances [de conseguir a vaga] aumentaram."


Texto Anterior: Múlti é alvo de técnico bilíngue
Próximo Texto: Diploma é válido para ingresso em universidades de dois países
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.