São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminho da fluência

Na ponta da língua

Conheça alguns dos principais métodos e diferenciais de ensino de inglês

ABC - American Brazilian Center
Público-alvo: jovens de 14 a 21 anos
Metodologia de ensino: holística
Diferencial: integração das quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar) de forma interativa, utilizando estratégias cognitivas, gramática descritiva e análise do discurso
Tempo total: três anos
Média de alunos por sala: 16
Número de unidades: 98 no país -25 em São Paulo
Exigência mínima para professores: fluência no idioma
Estrutura de apoio: salas equipadas com TV, DVD, som e computadores, plantão de dúvidas e reposição de aulas
Contato: www.abcschool.com.br

CCAA
Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos
Metodologia de ensino: interativa
Diferencial: não há tradução e o material didático para alunos e professores é integrado
Tempo total: depende do objetivo do aluno
Número médio de alunos por sala: dez
Número de unidades: 800 no país -41 na cidade de São Paulo
Exigência mínima para professores: conhecimento avançado da língua e/ou formação no curso de professores da escola
Estrutura de apoio: laboratório em que os alunos podem fazer os exercícios no computador, ter sua correção imediata e imprimi-los nos seus livros
Contato: www.ccaa.com.br

Centro Cultural Brasil Suíça CCBS
Público-alvo: executivos, profissionais e estudantes
Metodologia de ensino: ênfase em conversação
Diferencial: conta com professores estrangeiros graduados em letras ou em pedagogia no exterior, cursos ministrados todos os dias da semana, com suporte on-line, e intercâmbio acadêmico na Suíça
Tempo total: de três a seis anos
Média de alunos por sala: máximo de quatro
Número de unidades: uma
Exigência mínima para professores: graduação em letras ou pedagogia na Suíça, no Reino Unido, nos EUA, no Canadá, na Austrália ou na Nova Zelândia. Não são aceitos diplomas de universidades brasileiras
Estrutura de apoio: biblioteca, CDs, DVDs, retroprojetores e telefonia VoIP com viva voz
Contato: www.ccbsidiomas.org

Cel-lep
Público-alvo: adultos, adolescentes e crianças a partir de 7 anos
Metodologia de ensino: o aluno aprende com muita conversação e em situações do dia-a-dia. As aulas de laboratório fazem parte dos cursos.
Diferencial: conta com laboratório de línguas, respeita a ritmo do aluno, desenvolvendo sua compreensão auditiva
Tempo total: de dois a quatro anos
Média de alunos por sala: de sete a dez alunos (adultos)
Número de unidades: 17 na capital paulista, 4 no interior de São Paulo e 1 em Belo Horizonte
Exigência mínima para professores: comprovar proficiência
Estrutura de apoio: laboratório de línguas, centro multimídia e biblioteca, entre outras
Contato: www.cellep.com

CNA Inglês Definitivo
Público-alvo: crianças, jovens e adultos
Metodologia de Ensino: metodologia comunicativa
Diferencial: oferece exames internacionais como o TOEFL iBT, indicado para quem deseja estudar fora do país
Tempo total: três anos
Média de alunos por sala: 12
Número de Unidades: 442 no Brasil -119 em São Paulo
Exigência mínima para professores: fluência no idioma e desejável formação em letras ou em área correlata (pedagogia ou psicologia)
Estrutura de apoio: laboratórios multimídia, auditório para sessões de música e cinema e biblioteca, entre outras
Contato: www.cna.com.br

Companhia de Idiomas
Público-alvo: executivos e alunos de diversas faixas etárias
Metodologia de ensino: o foco da aula é em comunicação oral. O aluno deve corrigir as estruturas gramaticais, utilizar o vocabulário novo em outro contexto e repetir as palavras pronunciadas inadequadamente
Diferencial: permite escolher a carga horária semanal, o local das aulas, o perfil do professor e o foco do curso
Tempo total: de dois a seis anos
Média de alunos por sala: de um a seis
Unidades: uma
Exigência mínima para professores: passar no processo seletivo da empresa
Estrutura de apoio: livros, CD's, CD-ROM's e DVD's
Contato: www.companhiadeidiomas.com.br

Cultura Inglesa
Público-alvo: adultos
Metodologia de ensino: prioriza a comunicação e a interação para desenvolver as quatro habilidades lingüísticas (fala, compreensão oral, escrita e leitura)
Diferencial: salas de aula equipadas com lousa digital interativa, calendário de atividades culturais e professores com certificação internacional
Tempo total: 44 meses
Média de alunos por sala: 14
Número de unidades: mais de 100 no país -29 em São Paulo
Exigência mínima para professores: nível de inglês equivalente ao nível internacional 5, do Conselho Europeu de Educação ou ao Certificate of Proficiency in English (CPE), da Universidade de Cambridge, e experiência prévia em sala de aula
Estrutura de apoio: vídeo/DVD com acesso à internet, centro multimídia, e-campus e espaço cultural
Contato: www.culturainglesasp.com.br

D'kurs Idiomas
Público-alvo: departamento de treinamento e RH de empresas, adultos e crianças
Metodologia de ensino: baseada nas três memórias de aprendizagem da neurolingüística: auditiva, visual e cinestésica (aprendizagem pelo uso de sentidos)
Diferencial: é feito um mapeamento do desenvolvimento do aluno que indica os pontos fortes e os que precisam ser melhorados
Tempo total: cinco anos, em curso de duas vezes por semana, com aulas de 1h30
Média de alunos por sala: de dois a oito
Unidades: três
Exigência mínima para professores: vivência no exterior e fluência no idioma
Estrutura de apoio: laboratório, vídeo, workshops, passeios e happy-hour
Contato: www.dkurs.com.br

Fisk
Público-alvo: a partir dos 4 anos
Metodologia de ensino: desenvolvimento de habilidades comunicativas (conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva) associadas ao conhecimento do sistema gramatical
Diferencial: laboratórios multimídia e programas de acompanhamento individualizado, entre outras
Tempo total: quatro anos
Média de alunos por sala: oito
Número de unidades: 750 no Brasil -230 em São Paulo
Exigência mínima para professores: fluência no idioma e aprovação em teste da escola
Estrutura de apoio: biblioteca, laboratórios de línguas e multimídia e plantão de dúvidas, entre outras
Contato: www.fisk.com.br

Gateway English School
Público-alvo: estudantes e profissionais com mais de 18 anos
Metodologia de ensino: desenvolvida pela escola, tem enfoque em comunicação oral e auditiva
Diferencial: metodologia de ensino
Tempo total: 55 meses
Média de alunos por sala: de três a seis
Número de unidades: uma
Exigência mínima para professores: conclusão de curso de idioma e curso de professores no exterior
Estrutura de apoio: CDs, DVDs, vídeos e computador
Contato: www.gateways.com.br

Gizzet Dawson Idioms
Público-alvo: crianças, jovens e adultos
Metodologia de ensino: dinâmicas e atividades pedagógicas em que o aluno desenvolve habilidades lingüísticas
Diferencial: realiza testes de nivelamento e acorda metas de aprendizagem
Tempo total: de 40 a 66 meses
Média de alunos por sala: máximo de seis
Número de unidades: duas -uma em São Paulo
Exigência mínima para professores: licenciatura plena no idioma e com certificações internacionais
Estrutura de apoio: material é aplicado na sala de aula
Contato: www.gizzetdawson.com.br

Inglês Vera Cruz
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos
Metodologia de ensino: para os adultos, privilegia atividades que favorecem o envolvimento do aluno, minimizando situações inibidoras no uso da língua
Diferencial: alunos são agrupados por nível de conhecimento da língua, respeitando a faixa etária
Tempo total: 14 meses até o nível intermediário avançado
Material didático: criado por profissionais da escola; nos níveis avançados, os livros são importados
Número de unidades: duas
Exigência mínima para professores: graduação no curso de letras e fluência no idioma
Estrutura de apoio: Learning Center (espaço que inclui biblioteca, ludoteca e laboratório de informática) e anfiteatro, entre outras
Contato: www.veracruz.edu.br

It's Holding
Público-alvo: executivos, autônomos, profissionais e terceira idade
Metodologia de ensino: conversação embasada em estruturas gramaticais
Diferencial: aulas com foco nas necessidade específicas de aluno ou grupo fechado. Embasamento em técnicas de neurolingüística
Tempo total: média de 24 meses
Número médio de alunos por sala: um
Número de unidades: atendimento em domicílio
Exigência mínima para professores: certificados de proficiência internacionais e um ano de vivência no exterior
Estrutura de apoio: apoio por telefone, aulas semanais de três minutos e multimídia, entre outras
Contato: 0/xx/11/3884-8453

Kumon
Público-alvo: todas as idades
Metodologia de ensino: trabalha primeiramente associação de som e imagens e pronúncia e, depois, leitura e escrita
Diferencial: orientação individualizada
Tempo total: dois anos
Média de alunos por sala: um
Número de unidades: 861 no país -205 na cidade de São Paulo
Exigência mínima para professores: conhecimento do idioma e aprovação em testes e treinamentos
Estrutura de apoio: material didático próprio e CD
Contato: www.kumon.com.br

PBF - Pink and Blue Freedom
Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos
Metodologia de ensino: material próprio. O método cria situações baseadas em eventos cotidianos para o aluno desenvolver seu conhecimento de forma global
Diferencial: estímulo da prática do idioma em diferentes níveis de desafios
Tempo total: duração de dois anos, em média (com aulas de três a quatro horas semanais)
Média de alunos por sala: dez
Número de unidades: 135 unidades no Brasil -64 no Estado de São Paulo
Exigência mínima para professores: certificado de conclusão de curso de idioma
Estrutura de apoio: biblioteca e laboratórios
Contato: www.pbf.com.br

Senac São Paulo
Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos
Metodologia de ensino: construir a competência comunicativa de forma reflexiva, utilizando em aula situações do dia-a-dia
Diferencial: didática do corpo docente
Tempo total: de 2,5 anos a 5 anos
Média de alunos por sala: mínimo de 8 e máximo de 15
Número de unidades: oito na capital e no interior
Exigência mínima para professores: fluência no idioma, formação completa em letras ou pedagogia e experiência em docência em escolas de idiomas
Estrutura de apoio: laboratório multimídia e softwares voltados para a área do ensino do idioma
Contato: www.sp.senac.br

Seven
Público-alvo: crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos
Metodologia de ensino: Idioma Vivo, no qual o aluno aprende uma segunda língua por meio das sete inteligências (canais de aprendizado musical, verbal, lógico, cinestésico, visual, interpessoal e intrapessoal)
Diferencial: método de ensino, atendimento personalizado e relatório on-line para o aluno acompanhar seu desempenho, entre outros
Tempo total: de 2,5 anos a 4,5 anos
Média de alunos por sala: seis
Número de unidades: nove
Exigência mínima para professores: curso superior completo ou em andamento e dois anos de experiência em sala de aula
Estrutura de apoio: sala de estudos, aulas de apoio gratuitas e videoteca/DVDteca, entre outras
Contato: www.sevenidiomas.com.br

Skill
Público-alvo: adolescentes e jovens, mas há produtos para todas as idades
Metodologia de ensino: sócio-interacionismo, teoria proposta pelo psicólogo russo Lev Vygotsky, que prepara o aluno para construir um mundo melhor em suas relações em diferentes meios socioculturais
Diferencial: ensinada e tratada de forma crítica a língua, aliando temas transversais da educação, como saúde e ética, e outras disciplinas como história e matemática
Tempo total: de dois a quatro anos
Média de alunos por sala: oito
Número de unidades: 291 no Brasil -91 em São Paulo
Exigência mínima para professores: diplomação em letras e pedagogia
Estrutura de apoio: laboratórios multimídia, bibliotecas e plantão de dúvidas, entre outras
Contato: www.skill.com.br

St Giles Brasil
Público-alvo: alunos de todas as faixas etárias, principalmente adultos e professores de inglês
Metodologia de ensino: comunicativa
Diferencial: escola internacional com sede em Londres
Tempo total: 13 anos
Média de alunos por sala: oito
Número de unidades: duas, em São Paulo
Exigência mínima para professores: certificados Cambridge CPE e CELTA e desejável formação em letras
Estrutura de apoio: laboratório multimídia
Contato: www.stgiles.com.br

UP Language Consultants
Público-alvo: executivos e mercado corporativo
Metodologia de ensino: comunicativo, para desenvolvimento oral, e baseado em inglês para negócios
Diferencial: faz diagnóstico de quantas horas o executivo precisa treinar e oferece todos exames internacionais na área de inglês para negócios
Tempo total: 20 meses
Média de alunos por sala: máximo de três alunos
Número de unidades: cinco
Exigência mínima para professores: cinco anos de experiência de ensino, vivência no exterior e certificado CELTA ou equivalente
Estrutura de apoio: imersões individuais ou em grupos e material multimídia
Contato: www.uplanguage.com.br

Wall Street Institute
Público-alvo: pessoas com mais de 25 anos, estudantes, profissionais e empresários
Metodologia de ensino: todos os cursos são personalizados
Diferenciais: possibilidade de aulas individuais em dias e horários diferentes. O material multimídia é disponibilizado na internet
Tempo de estudo: de um a três anos, em média
Número médio de alunos por sala: um
Unidades: três
Exigência mínima para professores: graduação em pedagogia e vivência no exterior
Estrutura de apoio: laboratório com computadores, aparelhos de TV e DVD e atividades culturais, entre outras
Contato: www.amelhorescola.com.br


Texto Anterior: Dez passos: Dicas para escolher onde estudar
Próximo Texto: Sua carreira: Profissional de compras adquire status de executivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.