São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso sequencial é nova alternativa

free-lance para a Folha

Regulamentados em janeiro deste ano, os cursos sequenciais são uma nova opção para quem quer obter conhecimentos específicos em menos tempo.
Eles são um tipo especial de curso superior, mas não substituem a faculdade. Para fazê-los, a exigência é ter concluído o nível médio (antigo segundo grau).
"Na graduação, o conhecimento é dividido em grandes áreas de saber. O curso sequencial trata de assuntos específicos", diz Rubens de Oliveira Martins, 32, assessor do Departamento de Política do Ensino Superior do Ministério da Educação.
Existem duas modalidades de cursos sequenciais: os de complementação de estudos, que duram menos de dois anos e conferem certificados, e os de formação específica, que têm, no mínimo, dois anos de duração e conferem diplomas aos estudantes.
Nos dois casos, os critérios para a seleção dependem da escola. Uma vantagem do sistema é que as disciplinas podem ser aproveitadas se, depois, o aluno fizer um curso de graduação na área.


Texto Anterior: Mercado valoriza os generalistas
Próximo Texto: Administrador uniu estudo e estágio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.