São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Forasteiro" é aceito em mestrado

free-lance para a Folha

Cursar pós-graduação em áreas diferentes da de sua formação original pode ser um caminho eficiente para crescer na carreira.
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, não impõe regras para a aceitação de formados de outras áreas nos cursos de pós de mestrado e doutorado.
Os departamentos de cada instituição é que determinam os requisitos para o candidato ser aceito. O ideal é checar na faculdade, antes de planejar o curso.
Na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), por exemplo, o único setor de pós que não aceita formados de outras áreas é o de direito.
Na USP (Universidade de São Paulo), a maioria das faculdades não exige que o candidato seja formado na área do curso escolhido. Mas a obtenção da vaga vai depender de um processo de seleção que pode incluir prova de conhecimentos, entrevista e entrega de projeto de pesquisa.
Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), normalmente é a seleção que indica se um aluno será aceito ou não.


Texto Anterior: Busque diferencial na área certa
Próximo Texto: MBA proporciona vaga de diretor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.