São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Cargo com maior reajuste exige paciência e habilidade com números

DA REPORTAGEM LOCAL

Há uma série de requisitos que preparadores de máquinas devem preencher para ocupar o cargo. A responsabilidade de preparar e de regular máquinas-ferramenta -que transformam os metais em peças- exige, em primeiro lugar, atualização constante.
As máquinas CNC, por exemplo, têm um dispositivo eletrônico e exigem que o profissional conheça os códigos para fazer peças como um bloco de motor. Novos modelos vão e vêm, demandando investimento em treinamento.
Minucioso, o trabalho requer conhecimentos de geometria, tipos de máquina, ferramentas disponíveis e usinagem.
O ex-operador de máquina e hoje líder de produção da empresa de automação Festo, Rodolfo Cavalcante Vieira, 28, diz que a afinidade com números é essencial para o ofício. Paciência também. "A programação [da máquina-ferramenta] pode durar até uma hora e meia."
Cautela entra na lista de habilidades que o profissional deve ter para se dar bem na área. "Trabalhamos com milímetros. Não pode haver nenhum erro", considera Vieira.


Texto Anterior: Em alta: Diretores industriais acumulam menor aumento salarial em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.