São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

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TUTORIAL

Como são os cursos e as aulas e que órgãos regulamentam a qualidade do ensino

Como é o curso

COMO FUNCIONA UM CURSO A DISTÂNCIA?
No modelo mais comum, as aulas são vídeos arquivados em uma plataforma online. Também há os que têm teleaulas por conferência uma vez por semana, no polo de apoio, e outros com cursos transmitidos via satélite para a casa do estudante

O QUE É A PLATAFORMA ONLINE?
O ambiente virtual do curso, onde estão armazenados material didático, exercícios, aulas e textos. Lá, o aluno tem acesso ao cronograma do curso, a recados de professores e tutores, fórum de discussão, chat, videoconferência e ferramentas colaborativas (wikis)

O QUE É O POLO DE APOIO?
Exigido pelo MEC (Ministério da Educação) para cursos de graduação e de pós, é um espaço onde o estudante tem acesso a biblioteca e laboratório de informática e pode ser atendido por tutores, assistir aulas e realizar práticas de laboratório

Que equipamento preciso ter?
Para acessar a plataforma online é preciso ter um computador com memória RAM de 1 Gb, acesso à internet (de preferência em banda larga), placas de som e de vídeo e caixas de som

Como tiro dúvidas?
Em aulas transmitidas ao vivo, pode-se interromper o professor enviando perguntas por chat ou telefone. Nas gravadas ou em caso de dúvida sobre material didático ou exercícios, tutores podem ser contatados pela internet, por telefone ou no polo de apoio

As provas também são online?
Em cursos livres, sim. Mas nos de graduação e pós, o MEC exige avaliações presenciais, feitas no polo de apoio, geralmente realizadas ao final de cada semestre. O trabalho de conclusão de curso deve ser apresentado presencialmente.

O diploma vale tanto quanto o do presencial?
A legislação brasileira garante que o diploma de todos os cursos de graduação e pós-graduação credenciados pelo MEC é válido e não pode haver discriminação entre o curso a distância e o presencial.

+perguntas

O curso online tem a mesma duração do presencial?
O de graduação, sim -incluindo aulas, laboratórios e estágio. Mede-se a carga horária por tempo de acesso, horas previstas para exercícios e atividades no polo presencial. Para pós não há previsão legal de carga horária.

Como escolher um bom curso?
Confira se a instituição e o polo são credenciados pelo MEC em http://siead.mec.gov.br. Cursos livres não são regulamentados; compare-os com outros e escolha instituições reconhecidas, que, em geral, mantêm a qualidade.

O que a escola deve oferecer?
Confira se ela provê ferramentas adequadas ao objetivo, como fórum de discussão, chat e conferência pela internet. A escola deve fornecer a grade de horário para contatar tutores; é importante haver situações de pergunta e resposta simultâneas.

Hora do estudo

O material didático precisa detalhar habilidades e competências que o estudante deve alcançar ao final de cada unidade, com parâmetros para autoavaliação

Encontro entre alunos e professores é um forte motivador; para que ele ocorra, a escola deve dispor de centros de atendimento

Seguir um curso a distância exige motivação e organização redobradas, pois o aluno terá que coordenar seu estudo sem ter horários predeterminados


Fontes: Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), MEC, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), estudantes e professores

FOLHA ONLINE
Leia entrevista com Romero Tori sobre tecnologias interativas
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