São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRADUAÇÃO

Diploma renomado reduz desconfiança do mercado

USP e Unesp estreiam cursos a distância e podem arrefecer resistência dos selecionadores à modalidade

BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais velho e trabalhando em tempo integral, o aluno de graduação a distância faz o curso para melhorar sua empregabilidade. Só que pode esbarrar na desconfiança do entrevistador.
Para Fábia Barros, consultora de recursos humanos do Grupo Foco, o mercado tem resistências por não conhecer bem a modalidade. Para Gisele Andriotti, consultora da Ricardo Xavier Recursos Humanos, isso ocorre devido à descrença na avaliação das instituições.
O Ministério da Educação fiscaliza cerca de 80% delas. Em fevereiro, vetou vestibulares em 108 polos irregulares, que atenderiam a 10 mil alunos. Se ele chancela a escola, é ilegal discriminar o diploma.
Por isso a Justiça Federal obrigou, no mês passado, o Conselho Federal de Biologia a conceder registros profissionais a graduados a distância, vetados desde 2008 por questionamento sobre o método e a eficácia do curso.
"É uma questão cultural. Ainda não há muita gente no mercado para reverter essa situação", avalia Carlos Bielschowsky, secretário de educação a distância do MEC.

Seleção
Para Bielschowsky, a desconfiança deve ser amenizada com a oferta de graduação a distância na USP (Universidade de São Paulo), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Todas estão no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
A primeira aula foi no último dia 1º, para alunos de pedagogia da Unesp. A USP terá cursos de ciências e de pedagogia, e a Unicamp avalia propostas.
Para conseguir um bom emprego, é preciso aliar escolas reconhecidas a desenvoltura na entrevista. "Boas instituições geralmente formam bons profissionais. A avaliação leva em conta a seriedade dos estudos, e não a modalidade de ensino", diz Constantino Carvalho, diretor de educação da Catho.
"Se o candidato se comporta de forma atrativa, tem muita chance de ser contratado, pois não importa só vasto currículo acadêmico", completa Barros.
Quem fez curso a distância também pode se destacar mostrando ser organizado com tempo e prazos e ter maior contato com novas tecnologias. "No curso on-line, exige-se muito a participação do aluno. Na sala de aula, às vezes ele passa anônimo", diz Carvalho.


Texto Anterior: Tutorial
Próximo Texto: Aulas nas folgas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.