São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-GRADUAÇÃO

Expansão de cursos chega a 52% em um ano, diz Abed

Sem tempo, profissionais passam a se especializar a distância

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como a correria do escritório turbina o interesse de profissionais por cursos de pós-graduação a distância, as escolas aceleram para atendê-lo.
Em 2008, 158 foram lançados, em instituições públicas e privadas -52% mais do que os 104 do ano anterior, segundo a Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).
"Se não há essa oferta, eles não têm como frequentar cursos. As instituições amadureceram em saber ofertá-los", diz Waldomiro Loyolla, presidente do conselho científico da Abed.
A demanda fez o Ibmec Online abrir, no ano passado, dois programas. Antes, o foco eram cursos fechados para empresas, diz Carlos Longo, diretor de ensino a distância da instituição.
A economia de tempo, porém, nem sempre se traduz na de dinheiro. No Ibmec Online, por exemplo, um MBA custa R$ 16 mil, contra R$ 21 mil do presencial. Como há 16 encontros "ao vivo", quem mora fora de São Paulo deve calcular custos de deslocamento.
Reinaldo Nogueira, coordenador do curso de pós a distância em gestão de empresas da Universidade Anhembi Morumbi, diz que a maior procura é de brasileiros que moram no exterior ou que viajam muito.
É o caso de Marcelo Bonato, 40. Formado em ciências contábeis, ele trabalha com vendas na indústria e procurava um curso voltado a essa área.
Como as viagens constantes a trabalho o impediam de frequentar salas de aula, ele fez pós em gestão depois de uma graduação de curta duração a distância em planejamento de marketing e vendas na Anhembi Morumbi. "Exige até mais do que o presencial. O aluno precisa se organizar para acompanhar o conteúdo e ler muito."

Sem trânsito
Patricia Silvestre, 34, resolveu fazer pós em gestão de negócios na Fundação Getulio Vargas porque morava e trabalhava em Valinhos (a 85 quilômetros de São Paulo) e não queria depender do clima e do trânsito para chegar à capital.
Se perdesse a aula, recorria ao sistema onde ela fica gravada. "Outra vantagem é que podia assisti-la mais de uma vez." Após o curso, a turma ainda conversa -em espaço virtual.


Texto Anterior: Aulas nas folgas
Próximo Texto: Cursos livres: Tecnologia é aliada para dominar novo idioma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.