São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999 |
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NA PONTA DO LÁPIS Vantajosos para as empresas, planos passam a ser oferecidos sob medida para atender funcionários Benefício estimula produtividade Benefício estimula produtividade
da Reportagem Local Na hora de escolher entre duas oportunidades de trabalho, o melhor é colocar no papel o valor de cada proposta e fazer a conta para ver qual delas oferece mais vantagens para o bolso. O pacote de benefícios conta muito, mas precisa ser interessante para o profissional e representar um valor que estará sendo realmente agregado ao salário. Se você já está empregado e não vê perspectiva de aumento salarial, um caminho é se inteirar do assunto e usufruir, ao máximo, o que a empresa oferece. A importância dos benefícios na remuneração fez com que empresas como BankBoston, Azaléia e Natura resolvessem fazer pesquisas para identificar quais são as principais reivindicações dos funcionários. Segundo Marcelo Santos, vice-presidente do BankBoston, foi pedido aos funcionários que indicassem que benefícios escolheriam, caso não tivessem nenhum. Plano de saúde foi o mais votado (80%). "Isso nos ajudou a elaborar um pacote que atende às suas principais necessidades." Vantagem para a empresa Mas os pacotes de benefícios não representam um bom negócio apenas para os trabalhadores. As empresas também usufruem as vantagens do sistema. Os vales-transporte e refeição podem ser abatidos do Imposto de Renda, e benefícios como assistência médica, odontológica e bolsas de estudo são contratados por valores muito menores que os praticados no mercado. Como os benefícios são decididos em convenções sindicais, a empresa tem a oportunidade de trocar um aumento salarial pela oferta de vale-refeição, representando um gasto menor. Mas, segundo os consultores, a grande vantagem do empregador, oferecendo benefícios atraentes, é poder aumentar a produtividade dos empregados. "A empresa que oferece um bom pacote de benefícios cuida do bem-estar do funcionário e garante seu desempenho", diz Fábio Mandarano, 42, gerente de consultoria da Arthur Andersen. Privilégio Mônica Guerra, 32, coordenadora de marketing da Natura, diz ser um privilégio poder trabalhar e cuidar da filha, sem causar interferências no seu trabalho. "O berçário da empresa fica um andar abaixo do meu departamento e posso ir dar um beijo nela quando tenho vontade." Além de poder visitar a filha com frequência, Mônica não gasta um centavo para utilizar o berçário, que oferece fraldas descartáveis, alimentação, uniforme e consulta pediátrica semanal. Segundo ela, a economia financeira representa R$ 1.050 por mês e a tranquilidade de ter a filha por perto garante um desempenho profissional melhor. Texto Anterior: Ganhe mais sem pedir aumento Próximo Texto: Livre escolha ganha espaço Índice |
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