UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIVIL

Profissional ergue estrutura para país se desenvolver

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na feitura de pontes, estradas, escolas, casas ou onde houver a implantação de infra-estrutura, haverá a necessidade de um engenheiro civil. Seu trabalho é conceber e produzir serviços como construção de barragens, túneis, sistemas de água e esgoto e edificações, em geral, tendo como parâmetros a qualidade, a segurança, a funcionalidade e a economia.
"A engenharia civil, entre outras coisas, discute projetos estruturais e de sistemas prediais, a tecnologia da construção e formas de organizar o trabalho, estuda materiais como o concreto e o aço e analisa questões urbanísticas", explica Ubiraci Lemes de Souza, 43, professor do Departamento de Construção Civil da Poli.
Para Silvio Gava, 31, gerente-geral de obras da construtora Gafisa, a fundamentação teórica é bem abordada na faculdade, mas faltam noções de gerenciamento de negócios e de pessoas. "Você não se torna um gestor, mas numa hora está lidando com um funcionário de campo e, em seguida, com um proprietário de empresa."
Para Gava, uma obra é importante por representar o trabalho e o sonho das pessoas. "Muitos só compram um apartamento na vida, e toda sua economia está investida ali. Além disso, quando um país está em obras, significa que ele está se desenvolvendo."


Texto Anterior: Vida profissional: "Passeio" aponta os ruídos que o carro produz
Próximo Texto: Computação: Objetivo é fazer a máquina e os programas, e não apenas usá-los
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.