S?o Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diferença cultural exige preparo

Pesquisa e palestras são necessárias para entender melhor os costumes do país de destino

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A temporada de estudos no exterior com a ajuda de bolsa começa alguns meses antes, com preparação de documentos, inscrição na universidade e visto.
Por vezes, a própria instituição de ensino faz a solicitação da bolsa de estudos. Em outros casos, o aluno é o responsável por essa etapa e deve apresentar a aprovação da universidade para concorrer ao benefício.
A parte burocrática não é a única que demanda antecipação. Como conviver em uma cultura diferente pode causar estranhamento, reunir informações sobre o país de destino é indispensável.
Para permitir que os estudantes se sintam à vontade, algumas instituições oferecem cursos e seminários. O governo do Japão, por exemplo, prepara palestras.
Um dos atuais palestrantes é Celso Sakuraba, 29. Mesmo tendo convivido com a cultura oriental desde pequeno, estranhou quando viajou para o Japão, em 2006, para um doutorado em ciência da computação na Universidade de Nagoia.
"Os costumes daqui são da época da imigração. O Japão de hoje é diferente."
Chamou sua atenção, por exemplo, o respeito à privacidade. "Se alguém dança com gravata na testa no karaokê, não há comentários depois."
Para Izabela Araújo, 28, o estranhamento se deu em relação ao modo de avaliação dos países europeus.
Aluna do tipo que só tirava nota máxima durante a faculdade de letras na Universidade Federal de Minas Gerais, encontrou dificuldade para realizar o mesmo feito em algumas instituições do programa Erasmus Mundus, da União Europeia.
"Eles são exigentes. Em alguns casos, não dão nota máxima a ninguém." (JV e PB)


Texto Anterior: Cresce oferta de bolsas
Próximo Texto: Aplicar conhecimento adquirido fora é desafio para profissionais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.