S?o Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CONSULTORIA DE CARREIRA

PROFISSIONAL AVALIADO
Marcelo Pacheco Tomazini

ÁREA DE ATUAÇÃO
Publicidade e marketing, com experiência em relacionamento, prospecção e análise de carteira de clientes e apoio a vendas e a pós-vendas

CONSULTORES
- Thais Lourenço, consultora da DMRH e da Cia de Talentos, de recrutamento e seleção

- Rejane Lucia Lopes, gerente de negócios da Across, empresa de consultoria com foco em gestão de pessoas

- Caio Infante, diretor de marketing e novos negócios, e Cristiano Amorim, consultor da Fellipelli, especializada em desenvolvimento de pessoas

RAIO-X DO
PROFISSIONAL


GRADUAÇÃO
Publicidade e Propaganda (Universidade Anhembi-Morumbi) - concluída em dezembro de 2008

EXPERIÊNCIA
- Depois de se formar, viajou para a Austrália, onde passou um ano trabalhando em diversos setores
- Atuou no atendimento a clientes da Agência Experimental da Universidade Anhembi-Morumbi

- Estagiário de Propaganda e Marketing na Teledata Informações e Tecnologia S/A

- Membro da Aiesec (organização internacional de universitários e recém-graduados)

ENCONTROS
MEDIADOS PELA FOLHA


1 - DMRH
Ao analisar o currículo, a consultora sugeriu que os objetivos fossem deixados mais claros. A ansiedade de Tomazini por encontrar um trabalho fez com que ele não pesquisasse a fundo as empresas nas quais gostaria de trabalhar, o que é essencial para quem quer se colocar no mercado

2 - Across
Foram apontados diversos pontos positivos que não eram expressados no currículo, que seriam diferenciais do candidato. Para a consultora, "diferencial é aquilo que você tem que outro candidato não vai ter e vai demorar para conseguir"

3 - Fellipelli
Com uma explanação didática, os profissionais mostraram que Tomazini deveria fazer reflexões e pesquisas para entender primeiro seus interesses e objetivos, que ainda estavam muito difusos, depois suas competências e, por fim, o mercado. Somente após essa sequência é que deveria entrar em contato com seus possíveis empregadores

ANÁLISE

CURRÍCULO
- O objetivo profissional deve ocupar o lugar de maior destaque
- A formação acadêmica tem maior importância do que a experiência profissional para quem está entrando no mercado

- Qualquer experiência profissional no exterior deve ser detalhada, para não passar a impressão de ser um turista

- Um currículo com três páginas para alguém que está entrando no mercado é um exagero. Use no máximo duas

ESTRATÉGIA DE BUSCA DE EMPREGO
O candidato se cadastrou em sites de divulgação de vagas na internet e foi chamado para 38 entrevistas desde abril de 2010, porém, não conseguiu emprego. A estratégia, dizem consultores, está errada. Com esse posicionamento, o profissional não demonstra interesse específico nas empresas para cujas vagas se candidata

Frases

"Você está desde abril procurando emprego e não fez nenhum curso. Fazer cursos é fundamental para aumentar o "networking" e conseguir boas vagas"
CAIO INFANTE
diretor de marketing e novos negócios da Fellipelli


"É preciso listar todos os projetos em que trabalhou, as experiências fora do país e o seu aprendizado, para, na hora das entrevistas, já ter tudo na ponta da língua e não ficar nervoso quando perguntarem"
THAIS LOURENÇO
consultora da DMRH e da Cia de Talentos


Para participar da seção Consultoria de Carreira, envie seu currículo com dúvidas de carreira e três empresas ou consultorias pelas quais gostaria de ser avaliado para empregos@uol.com.br ou alameda Barão de Limeira, 425, 5º andar, 01202-900, a/c Editoria de Empregos e Carreiras da Folha de S.Paulo
Folha.com - Veja dicas e vagas no blog Carreiras
carreiras.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Ex-bolsista abre portas fora do país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.