UOL


São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste tradicional abrange vários níveis

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem contesta o uso de brincadeiras em entrevistas de emprego não está sozinho, vem municiado de um batalhão de testes psicológicos tradicionais, cientificamente aprovados e revalidados periodicamente (leia exemplos acima).
Uma das vantagens dos exames "consagrados" é que podem ser aplicados tanto para estagiários como para executivos, dizem os especialistas. Já as "pegadinhas" podem ser um tiro no pé quando o assunto é preencher vagas de alto nível. "Quem é mais experiente pode se sentir desrespeitado ou constrangido", diz a consultora do Idort Elizabete Alves.
"As "pegadinhas" são muito usadas com profissionais em início de carreira porque checam características pessoais, como o jogo de cintura. No caso de candidatos experientes, isso pode ser verificado por meio do próprio histórico profissional", completa a diretora da consultoria profissional Mariaca & Associates Lee Hecht Harrison, Rosana Barbosa.
Não é impossível, contudo, que um executivo tenha de responder a questões abstratas em entrevista. No caso, é bom responder com a cabeça, e não só com o coração.


Texto Anterior: Consultores contestam a utilidade das "brincadeiras"
Próximo Texto: Concursos: Fique de olho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.