São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo cria sistema para atestar saber de trabalhadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Certificação profissional é política de governo e ganha, em dois meses, uma iniciativa ambiciosa. A Rede Certific (Rede Nacional de Certificação Profissional), parceria entre os ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação, deve atestar cerca de 10 mil trabalhadores até o fim deste ano.
O programa servirá a profissionais que, apesar de dominar o ofício, não possuem diploma. A partir de julho, quem se inscrever e passar no teste receberá o atestado. Não aprovados devem seguir para a escola.
A avaliação será feita por institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. "O Comitê Gestor também tem recebido propostas de Estados e de entidades privadas sem fins lucrativos", adianta a diretora do Departamento de Qualificação do MTE, Ana Paula da Silva.
Em tese, as ocupações da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações, www.mtecbo.gov.br) podem ser incluídas. Nessa primeira fase, contudo, serão focadas as áreas de pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música, totalizando 38 perfis profissionais.
A coordenadora de certificação profissional do MEC, Sônia da Costa, explica que as atividades são ligadas ao ensino básico. A ação, porém, deve ser estendida para outras áreas e níveis de escolaridade, mas ainda não há prazo definido.



Texto Anterior: Diferencial está atrelado à relevância de titulação
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.