S?o Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Executivos desconhecem forma de reter profissional

Remuneração competitiva e plano de carreira ligado a resultado são apostas

Alexandre Rezende/Folhapress
Guilherme Barros, que diz não saber como reter talentos

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Há quase dois meses, Guilherme Barros, 25, está à procura de três profissionais para a QueroPontos, "start-up" de gerenciamento de informações da qual é sócio.
Se os tivesse encontrado, diz, teria dificuldade de mantê-los na empresa. "Não sei como fazer", afirma. Um dos obstáculos é o fato de o negócio ser de pequeno porte. "Nessa área, buscam-se grandes empresas." Para ele, os profissionais estão mais atentos à remuneração. "É difícil reter com atrativos que não estejam ligados à parte financeira."
Mais que encontrar trabalhadores classificados como talentosos, retê-los tem sido um dos grandes desafios do mercado, avaliam especialistas consultados pela Folha.
"Falta entendimento do que é retenção e do que é talento", analisa Márcia Almström, diretora de recursos humanos da consultoria Manpower. Segundo a executiva, "não existem padrões e modelos de retenção".
Sondagem da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), feita em agosto deste ano e obtida com exclusividade pela Folha, corrobora com a análise. Dos 379 profissionais de RH consultados, 31,3% afirmam não saber o que fazer para segurar os trabalhadores.
Desenhar plano de carreira atrelado a desempenho foi a técnica de retenção mais citada entre as opções (36,5%). Dar maior autonomia às pessoas é estratégia de 9,2%.
Para Eugenio Mussak, diretor de pesquisa da associação, falta apoio para que o RH consiga criar programas efetivos de retenção. Sozinho, afirma, ele "é inoperante"



Próximo Texto: Disputa por talento será mais acirrada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.