São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

GUIA DO PRIMEIRO EMPREGO

Confira 4.607 chances para 'abrir' carreira

Caio Esteves/Folha Imagem
Estudantes à procura de estágio se inscrevem no cadastro do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)


CLEBER MARTINS
Editor de Empregos
ADRIANO PESSINI
ELISANGELA MARCHIONI
free-lance para a Folha

Crise econômica, desemprego, processos de seleção rigorosos, globalização. Um mundo complicado, para dizer o mínimo, está à espera dos pelo menos 270 mil universitários recém-formados que estão chegando ao mercado de trabalho.
Currículo nas mãos, boa parte sai à cata de emprego sem nenhuma experiência profissional que ajude na empreitada. Participar de um programa de estágio ou trainee significa, nestes tempos difíceis, não só aprender na prática. É abrir caminhos.
Mas as regras do mercado já se impõem aí. No ano passado, dos 122 mil candidatos inscritos nas principais centrais de estágios de São Paulo, apenas 31 mil conseguiram vaga -25% do total. A parcela dos que foram depois efetivados representa 42% deles (13 mil estudantes) e 11% dos cadastrados.
Grandes empresas chegam a contar mais de 300 candidatos por vaga, em uma seleção três vezes mais disputada que a do curso de turismo (75 por vaga), o mais concorrido da USP.
A atenuante é que a oferta de trabalho, apesar de insuficiente, está sempre crescendo. Entre 1997 e 1998, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) ampliou o contingente de estagiários de 20.393 para 27.536 -um crescimento de 35%.
Mas a procura também vem se ampliando. O número de estudantes interessados nas vagas, no mesmo período, aumentou 24%, passando de 74 mil para 92 mil inscritos.
"As empresas tendem a aplicar mais em seus funcionários", diz Luiz Gonzaga Bertelli, 63, presidente-executivo do órgão.
A Folha traz hoje um guia completo para esses futuros profissionais. Além de um raio x do mercado, um roteiro de dicas e orientações e um mosaico de depoimentos, a edição reúne 4.607 vagas de estágios e trainees para este ano.
Foram consultadas 600 empresas, das quais só 37 contratarão estudantes e recém-formados. As centrais de estágio forneceram apenas as vagas já abertas, outras milhares deverão estar à disposição, neste ano, de quem quer abrir caminhos.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.