São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LARGADA

Fase inicial na empresa é ideal para reflexão

AJUSTE COM A NOVA ROTINA FAZ COM QUE ESTUDANTES QUESTIONEM O RUMO QUE VÃO TOMAR

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao começar um estágio, a vivência do estudante ganha contornos práticos. Mas também é preciso reservar um tempinho para reflexão, já que essa etapa é fundamental para descobrir um rumo na vida profissional.
"O estágio é um rito de passagem", define David Carlessi, 53, consultor do Idort. Fora da sala de aula, começam conflitos e ajustes a um novo código de conduta. "Ao entrar no universo corporativo, o estagiário tem que aprender suas regras", diz.
O primeiro passo é observar como colegas falam, vestem-se e se portam, diz Marisa da Silva, consultora da Career Center. Em muitas empresas, gíria e traje informal não são bem-vistos. "Vai prevalecer o bom senso corporativo, que dá senso de realidade ao estagiário", conta Patricia Próspero, 37, diretora de instrumentos da Fellipelli.
A fase de adaptação pode levar a uma timidez e a um isolamento iniciais, como conta Danilo Antonangelo, 22, estudante de administração que faz estágio em um banco.
"No começo, ficava quieto, mas tentava mostrar interesse. Fui melhorando o relacionamento aos poucos", relembra. Segundo Silva, o jovem deve ter disposição para contornar essa barreira. "É preciso ser cordial, procurar se envolver com os colegas e formar gradualmente uma rede de relacionamentos."

Conselheiro
Jovens costumam ficar ansiosos por desempenhar novas atividades, mas isso ocorre gradualmente, dependendo de sua postura. "Ao encerrar um trabalho, o estagiário deve perguntar qual é o próximo passo", orienta Silva. "Recebendo mais responsabilidade sobre projetos, deve demonstrar iniciativa crescente", avalia Próspero.
Desde o começo, outra atitude importante é tentar entender as atividades da empresa como um todo, não apenas as de sua área de atuação.
No processo de adaptação, o papel do supervisor de estágio é fundamental. Mas nem sempre há alguém ocupando essa função de maneira presente. "Nesses casos, vale a pena procurar alguém na empresa disposto a ajudar", conclui Silva. (ECL)


Texto Anterior: Regras: Lei quer dar mais benefícios a estagiário
Próximo Texto: Etiqueta: Código de conduta vale ouro para trainee
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.