São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

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LIVROS

Persuasão é essencial no mercado de trabalho, diz professor do Iese

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação são cada vez mais valorizadas no mundo dos negócios. Mas quem não sente insegurança ou, no mínimo, um certo nervosismo ao fazer uma apresentação em público?
Ainda mais importante, depois de superada essa barreira: ao interagir com o público, como persuadi-lo a concordar com as idéias apresentadas?
O irlandês Brian O'C. Leggett analisa essas e outras questões em "Developing Your Persuasive Edge" ("Desenvolvendo Seu Limite Persuasivo"). O autor, especialista em retórica clássica e doutor em filosofia, é professor do Iese Business School (Instituto de Estudios Superiores de la Empresa), da Universidade de Navarra, na Espanha.
O livro apresenta, num estilo claro, ordenado e didático, os fundamentos da persuasão e sua aplicação. Discute também os princípios da retórica clássica e alguns modelos de discurso, do estilo "visionário" ao "baseado na credibilidade".
Os aspectos não-verbais da apresentação em público, como a imagem, a linguagem corporal e a entonação da voz, são outro tema abordado na obra, que ainda traz estudos de caso e exercícios práticos.
Legget desmistifica o termo "persuasão", diferenciando-o da propaganda. Ressalta também a importância da credibilidade do orador para enfrentar auditórios repletos de pessoas inseguras, divididas ou contrárias ao ponto de vista exposto.


"Developing Your Persuasive Edge: The Key to Your Communication Success in Business" (Não há edição traduzida para o português) Autor: Brian O'C. Leggett
Preço: R$ 59
Páginas: 252
Editora: Eunsa
Distribuição: Livraria Cultura
Avaliação:     



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