São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

Ascensão horizontal é opção atraente

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Por que seguir uma carreira traçada pelo seu superior ou pela sua empresa, se você mesmo pode definir que rumo tomar?", indaga Gerson Correia, consultor da DBM, sobre a necessidade de o profissional assumir a responsabilidade pelo seu crescimento.
Antigamente, as empresas ofereciam um plano de carreira para seus empregados, e o modelo de funcionário de sucesso estava intimamente ligado à ascensão vertical de cargos e salários.
Agora, porém, a alta rotatividade no mercado de trabalho e o crescimento da competitividade entre os profissionais obrigam os executivos a traçar planos que independam da companhia para a qual prestam serviços.
"Sempre digo para os meus clientes que, se quiserem estabilidade, é melhor ingressar em uma carreira do serviço público", comenta o consultor da DBM.
Ele acredita que os profissionais ainda sintam "saudades" do modelo antigo, em que o funcionário construía toda uma carreira na mesma empresa, mas ressalta que a nova tendência também reúne aspectos positivos.
"Hoje em dia há mais mobilidade e possibilidades, e as pessoas podem traçar seus próprios caminhos", afirma Correia.

Retenção
Segundo um levantamento feito pela Deloitte Touche Tohmatsu, realizada no início do ano com 81 empresas, quase 40% não ofereciam um plano de carreira formal para os seus funcionários.
Por outro lado, as companhias estão preocupadas com a retenção dos melhores talentos. Para eles são oferecidas oportunidades de capacitação e de cargos que tragam uma experiência interessante para suas carreiras.
"Muitas vezes o profissional não sobe de cargo na hierarquia, mas tem chances de crescer horizontalmente para outra área que permita maior responsabilidade e com a qual ele tenha mais afinidade", explica Mozart Langbeck, gerente sênior da Deloitte.
No crescimento horizontal, segundo os consultores de RH, o superior tem condições de analisar e perceber o melhor momento para promover o funcionário que tem se destacado na companhia.


Texto Anterior: Adotar plano objetivo facilita crescimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.