São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

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O NOVO ROSTO DOS HOSTS

Anfitrião é bem-vindo e conquista espaço

EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Seja bem-vindo." Em tempos de muita concorrência, a recepção cativante a frequentadores de bares, restaurantes nem tão famosos e até supermercados pode ser o primeiro passo para a conquista definitiva do cliente.
Para assumir esse posto na linha de frente do mercado, ganham espaço os profissionais conhecidos como host (anfitrião, em inglês) ou hostess (anfitriã).
Mas, segundo Alexandre Werfel, presidente da Abeoc (Associação das Empresas Brasileiras de Eventos), "engana-se quem pensa que a profissão é só para garotas "bonitinhas" que mal abrem a boca". Hoje, o perfil mudou: ""As empresas preferem alguém com potencial de vendedor", afirma.
A ocupação antes conhecida como recepcionista vai sendo substituída pela de hostess, que exige qualificação mais apurada e oferece salários de até R$ 2.500 por 30 horas de trabalho semanal.
A formação para a carreira está geralmente associada a cursos de hotelaria e turismo. Mas não é necessário frequentá-los para se candidatar a uma vaga. Os pré-requisitos para obter sucesso no ramo estão relacionados com aspectos de personalidade: simpatia, bom humor e sociabilidade.
As melhores oportunidades de trabalho surgem de contatos com promotores de festas e organizadores de eventos, mas há agências e empresas que recrutam com frequência.

Restaurantes
Na tentativa de diferenciar-se da concorrência, muitos restaurantes optam por escalar um anfitrião que receba, dê informações e mesmo entretenha seus clientes.
"Alguém que chame o frequentador habitual pelo nome e que conheça seus gostos", define Denise Zimmermann, 32, gerente da consultoria Adecco Brasil. Em outras palavras: uma pessoa responsável por uma ação de marketing de relacionamento ou fidelização.
A Abredi (Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados de São Paulo) aponta que o host não é importante apenas nos estabelecimentos luxuosos, mas também nos de classe B. "Representa a dedicação para dar o melhor atendimento possível", avalia Lacides de Souza, do atendimento aos associados da entidade.
Um exemplo de que os hosts não estão só em estabelecimentos de luxo é a Viena Delicatessen, com lojas em diferentes shopping centers. A rede conta com o serviço personalizado de hosts.



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