São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sua carreira
Troque de profissão sem traumas

LIGIA BRASLAUSKAS
da Reportagem Local

Mudar de carreira não é o fim do mundo. Aliás, se a mudança for feita com planejamento, pode ser a "salvação" para uma vida profissional estagnada.
Fatores como insatisfação, desânimo, falta de criatividade e de interesse no dia-a-dia do trabalho são bons sinalizadores para quem ainda não percebeu que está na carreira errada.
O primeiro passo para trocar de profissão é saber exatamente o que está impulsionando essa vontade de parar com tudo. Depois, deve-se fazer um planejamento adequado.
Segundo os consultores, essa avaliação é importante para que o profissional não abandone uma carreira se não estiver realmente certo da escolha.
Por isso é bom identificar, primeiro, se o problema é o emprego ou a carreira. Se for o trabalho, trocar de empresa ou de setor pode ser uma boa alternativa. Caso contrário, o melhor é apostar em uma nova profissão.
"Quando o trabalho passa a ser uma obrigação, é preciso fazer um planejamento de mudança que envolva aspectos financeiros, padrão de vida e suporte social e familiar", diz Laís Passarel- li, 42, da Passarelli Consultores.

De volta para a escola
O primeiro passo na mudança é ter disposição para aprender, voltando a estudar em uma faculdade e fazendo cursos rápidos que ofereçam conhecimentos práticos da área desejada.
Outra dica para quem está insatisfeito e ainda não decidiu para que área deseja ir é fazer uma pesquisa de mercado para identificar as profissões que estão em crescimento.
"Isso é fundamental para fazer uma opção com menos riscos", afirma Sandra Regina Gouveia Moreira, 36, da Manager Assessoria em Recursos Humanos.
Algumas empresas oferecem a possibilidade de mudança interna, permitindo que o funcionário atue em áreas diferentes e mostre onde tem mais habilidade. "É uma forma de "segurar' o bom funcionário", diz Denise Hind Kamel, 25, da Selectus RH.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.