São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUMENTO

Segundo especialistas, recurso pode apressar a resposta do empregador, mas não altera a decisão

Usar falsa proposta é risco desnecessário

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mentir para o chefe que recebeu uma proposta de emprego tentadora só para conseguir um aumento é uma estratégia arriscada, de acordo com os consultores.
Além de correr o risco de ser descoberto no blefe, o profissional pode acabar desempregado, se a empresa optar por não cobrir a proposta fictícia e desejar apenas boa sorte nos novos desafios.
Para os especialistas em RH, o empregado precisa ter em mente que, embora um convite -falso ou não- possa pressionar o empregador a tomar uma decisão mais rapidamente, a resposta sempre dependerá de uma avaliação de desempenho. Em outras palavras, isso quer dizer que o profissional já tem em mãos todos os argumentos para obter a remuneração extra.
"O ideal é jogar limpo. Se não existe a oferta, argumente com seus resultados e suas contribuições para a empresa. O importante é saber que, mesmo se houvesse uma proposta, o aumento só seria dado por causa do desempenho", aponta Fernando Dias, consultor de carreira da Career Center.

Coragem
Há, no entanto, quem tenha se dado muito bem com a estratégia. D.R., 31, por exemplo, trabalhava havia apenas dez meses em uma agência de publicidade quando inventou para o chefe que tinha recebido uma oferta de emprego para ganhar 50% a mais. Apesar de ter vivido momentos de tensão, ela conta que conseguir o "sim" foi fácil e que a empresa cobriu a proposta na hora.
"Acho que fui corajosa. Ele [o chefe] nunca dava valor ao meu trabalho, embora o cliente estivesse satisfeito. Eu achava que merecia ganhar mais. Vi que ou pedia aumento ou ia morrer lá com o mesmo salário", revela.
Ela afirma, no entanto, que não teria a frieza de repetir a experiência. "Se ele dissesse "Vai com Deus", eu iria responder que a vaga tinha sido suspensa, mas correria o risco de não ser reintegrada. Acho que não faria de novo, não posso ficar desempregada." (BL)


Texto Anterior: Aumento: Pedir é último recurso para obter o reajuste
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades - Estágio 1: IBM vai contratar cem estudantes universitários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.