UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes evitam curso nos EUA

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cada vez mais os Estados Unidos estão perdendo terreno como destino do turismo brasileiro, de acordo com Celso Garcia, diretor da Central de Intercâmbio.
Segundo ele, em 2001, o país norte-americano respondia por 43% do mercado. Neste ano, sua participação já caiu para 18%.
"As pessoas foram descobrindo outros lugares alternativos aos EUA para estudar", diz. Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda são os países mais procurados.
Para ele, a guerra do Iraque não deverá afetar muito os negócios, a não ser que se prolongue muito.
"O impacto foi maior em fevereiro, com a expectativa sobre um possível conflito, do que agora", afirma. "As pessoas estão ou postergando a viagem ou reduzindo o tempo de permanência no exterior, mas não estão cancelando."
Garcia afirma estar confiante de que a guerra do Iraque será rápida, o que amenizaria os problemas do setor. Se sua previsão não se confirmar, no entanto, ele admite que será necessário repensar as estratégias de investimento adotadas pela empresa.


Texto Anterior: Turismo internacional pode demitir 3 mi
Próximo Texto: Termômetro: Movimento em intercâmbio cai; terapia cresce
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.