S?o Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por emprego, funcionários têm reflexos na saúde

DE SÃO PAULO

Durante dois anos, L.M., 25, trabalhou em órgão público -tempo suficiente para adoecer. "Estava completamente infeliz, à beira de uma depressão", recorda.
O trabalho extenuante e o chefe prepotente, afirma, a fizeram perder cabelo e a desenvolver bruxismo (ranger de dentes), gastrite e insônia. "Não dormia pensando que teria de acordar para ir ao trabalho." S.B.S., 52, atua em órgão público e afirma discordar dos valores das chefias. "Fico engasgada e perco a voz."
Reflexos na saúde são comuns entre profissionais infelizes. "Ambientes de trabalho hostis favorecem doenças dermatológicas e estomacais e surgimento da síndrome de 'burnout'", diz a psicóloga Arlete Portella Fontes,da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A doença caracteriza-se por estresse crônico.
"[A síndrome] é o esgotamento do indivíduo, que não vê sentido em mais nada", completa o psicólogo Julio Peres, doutor em neurociências pela USP (Universidade de São Paulo).
Ele diz que a "competição acirrada" é o principal fator de infelicidade. "É como um câncer. Os funcionários são as células e, se eles continuarem adoecendo, as empresas estão fadadas a fechar."



Texto Anterior: Reorientar carreira é alternativa
Próximo Texto: Porto Alegre: HC atende pessoas com doença psíquica devido ao trabalho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.