São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetos planejam criar órgão separado do de engenharia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O sistema Confea/Crea, que reúne os conselhos de engenharia, arquitetura e agronomia do país, com cerca de 900 mil registrados, enfrenta disputas entre os seus profissionais e pode ser desmembrado.
Um projeto de lei do Senado, de 2003, previa a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Apesar de ter sido vetado em 2007, seu mérito não foi negado, ou seja, sua relevância foi reconhecida.
Outro projeto de lei deverá ser criado em breve com o mesmo propósito, com o apoio do Colégio Brasileiro de Arquitetura, que reúne diversas entidades da classe.
Enquanto isso, segue uma disputa pelo mercado de trabalho. Nos fóruns de discussão na internet, arquitetos se queixam de ter perdido trabalhos para engenheiros e vice-versa.
"Antigamente, o engenheiro trabalhava em grandes obras e o arquiteto lidava com a questão do espaço. De 30 anos para cá, o mercado ficou pequeno e uns pegaram o espaço dos outros", diz Daniel Amor, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

Representação
Para os arquitetos, a grande estrutura do conselho tornou-se um problema, e não uma garantia. "Desde que foi criado, o Confea adquiriu uma dimensão na qual os arquitetos, que antes eram um terço dos profissionais, hoje são cerca de um oitavo", diz Gilberto Beleza, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Os geógrafos, que também estão sob o sistema Confea/ Crea, não cogitam sair, mas pleiteiam maior participação. "Hoje não temos um representante lá dentro", diz Edvaldo César Moretti, presidente da AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros).


Texto Anterior: Diferenças entre conselhos e sindicatos
Próximo Texto: Entidades devem fiscalizar profissão e companhias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.